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quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

 PARASHÁ 18

 Mishpatim: Leis, Regras, Juízos

Shemot (Ex) 21:1 - 24:18


Shemot21:1  Estas são as leis que tu deves colocar diante (dos israelitas)  - Torah Viva


                      Estas são as regras que você lhes deve apresentar ( versão David Stern)


O rabino Akiva interpretou este versículo assim: "agora estes são os estatutos* que você deve colocar diante de si.” Onde o mestre deve sempre que possível explicar as razões por trás dos mandamentos.

*A tradução deveria ser ordenanças

Segundo Rashi, o significado do pronome demonstrativo “estas”, que no hebraico transliterado é a palavra “ELEH”, vem precedida do vav (uma conjunção coordenativa copulativa que tem a função de introduzir o elemento).   “E estas” fazem um enlace entre algo que se falou antes em Shemot20: 1-14, onde foram dados os 613 Mitzvot e se relaciona com o que será dito depois.

Os Mitzvot foram dados anteriormente pelo Eterno no Sinai da mesma maneira que “estas leis” estão consagradas á sua origem Divina.

MISHPATIM são mandamentos racionais, ou seja, tem uma razão lógica: Leis Civis e de Justiça.

 “Uma manifestação sobre o valor que O Eterno dá á vida humana! Que são todos os aspectos da relação interpessoal.”

São mandamentos que protegem ao ser humano! Mas também é traduzido como JUIZOS; pondo limites às boas relações dentro do povo de Yisrael.


 Existem três tipos de Mitzvot (Mandamentos) que são os 613

1.      HADEDOT (Ordenanças) que são os mandamentos que destacam a Onipotência de D’us.como, por exemplo, a celebração das festas.

2.      HUKIM (Estatutos) que são mandamentos irracionais, que não tem explicação imediata, nem lógica aparente, como por exemplo, as leis alimentares (onde não se explica a razão)

3.      MISHPATIM (Leis) que são mandamentos racionais com leis civis e de justiça que estão no mesmo nível dos demais mandamentos. Os antigos sábios judeus perceberam uma diferença entre certas instruções ou Mitzvot, onde o propósito era facilmente entendido, como por exemplo: honrar pai e mãe; não matar.




                                                          HADEDOT (ORDENANÇAS)
                613 Mitzvot        HUKIM (ESTATUTOS)
                                                         MISHPATIM (LEIS)


 É muito importante diferenciar as Mitzvot da Torah dos Mitzvot (Halachá) rabínico, que não tem origem na Torah e que foram estabelecidos por eles durante o processo histórico do povo de Yisrael. Onde foram colocadas cercas na Torah com o intuito de protegê-la! Mas a conseqüência foi gerar uma falta de conhecimento da Torah em si por seguir as leis rabínicas totalmente, que podem ter falhas. Gerando assim diferentes doutrinas dentro do próprio judaísmo.

Em que consiste os mandamentos rabínicos? Mitzvot vê Rabanan?

Eles são divididos em sete grupos específicos que são as instruções relacionadas com:

1º a lavagem das mãos (ritualísticas) antes das refeições.

2º o acender das velas do Shabat e dos Festivais

3º a recitação do Hallel na Festa de Pesach

4º o acender das luzes na Festa de Chanuká

5º a leitura do Rolo de Esther na Festa de Purim

6º o Eruv, ou seja, a revisão de certas restrições no Shabat que podem ser retiradas para que outras instruções entrem em vigor.

7º o tipo de benção que deve ser feita em certas ocasiões especificas: cerimônia do Mezuzá, Comidas


 A Parashá em estudo MISHPATIM, relaciona sete tipos de Mitzvot, que estão na TORAH.
 
 Shemot20: 1 - 23: 32 (Leitura e reflexão)
 
   1º Leis sobre o escravo hebreu    

   2º Leis sobre atos de violência

   3º Leis Laborais

   4º Leis de Indenização

   5º Leis Humanitárias

   6º Leis relacionadas com os Festivais da Primavera

   7º Leis relacionadas com a obediência ao Anjo de Adonai


E conclui com o registro da segunda ocasião no qual Moshé é chamado pelo Eterno para subir ao Monte Santo para receber a maior revelação e instruções de Adonai. Selando a Aliança.

    Ex24:1,9,12

   v.1 D’us*  disse a Mosheh: “Sobe a D’us juntamente com Aarão,Nadav e Avihu e setenta anciãos de Yisrael.

 *D’us (Rambam; Lekach Tov, Ralbarg) : “ou um anjo (San’hedrin 38b;Targum Yonatan Malbim). Alguns dizem que é o anjo mencionado em Shemot23:20 (Abarbanel).

  v.9   Mosheh então subiu, junto com Aarão Nadav e Avihu, e setenta anciãos de Yisrael.


 v.12  D’us disse a Moshé*: “Vem a Mim, á montanha, e permanece aqui. Dar-te-ei as tabuas de pedra*, a Torah e os mandamentos que Eu escrevi para a instrução do povo.

*Aqui há uma disputa se essa é uma ordem cronológica, ou se isso foi antes do Decálogo em Ex20 (Yomá4ª)

Devarim 4:13-14, " Então ele vos anunciou a sua Aliança, o qual vos ordenou que observásseis, e as dez palavras; e os escreveu em duas tábuas de pedra. Também Adonai me ordenou ao mesmo tempo que vos ensinasse Hukim (estatutos) e Mishpatim (juízos), para que os cumprísseis na terra a que estais passando para a possuirdes."


O Talmud dedica-se com destaque aos MISHPATIM, e o tratado completo com estas Leis é chamado de NEZIKIM.

O NEZIKIM é dividido em três partes:

BAVÁ KAMÁ - 1ª Porta
BAVÁ METSIÁ – 2ª Porta
BAVÁ BATRÁ – Porta Final

A letra Dalet ד significa porta, e a sua forma hebraica antiga era em forma de um triangulo, o Nome David é formado por duas letras  hebraicas Dalet e talvez por isto as estrela de David em forma de dois triângulos sobrepostos e opostos sejam o símbolo pra a identificar a nação judaica israelita.

Yeshua disse ser a porta.

Jo10: 1-5, 7

    v.1  Sim, eu lhes digo: quem não entra no recinto das ovelhas pela porta, mas sobe para outro lugar, é ladrão e assaltante.
v.2 Mas quem entra pelo portão é o pastor das ovelhas.

v.3 Esse é quem o porteiro admite, e as ovelhas ouvem a sua voz.

v.4 Ele chama as ovelhas pelo nome e as leva para fora.

v.5 Depois de conduzir para fora tudo o que lhe pertence, vai adiante delas; as ovelhas o seguem porque lhe conhecem a voz.

v.7 Yeshua lhes disse de novo: Sim! Afirmo que eu sou o portão das ovelhas.

A porta simboliza o local de passagem entre dois estados, entre dois mundos, entre o conhecido e o desconhecido, a luz e as trevas, o tesouro e a pobreza extrema.
A porta não só se abre; convida-nos a transpô-la, passar do domínio do profano para o domínio do sagrado.
No judaísmo ensinamentos do nosso Mashiach escritos na Brit Chadashá a importância da porta é imensa, porquanto é ela que dá acesso à revelação.
O Mashiach Yeshua em glória é a porta pela qual se chega ao Reino dos Céus: Eu sou a porta, quem entrar por Mim, será salvo (Jo 10:9).
Mt7:13 14
v.13 Entrem pelo portão estreito;porque o portão que conduz á destruição é largo, e o caminho, amplo e muitos transitam por ele.
v.14  entretanto, é estreito o portão, e difícil o caminho que conduz á vida, e apenas uns poucos a encontram.
 Ele é o único que assegurará a Yisrael á entrada no Reino de D’us, com “novos céus e nova terra” onde habitará a Justiça.

A letra Dalet ד significa porta, e a sua forma hebraica antiga era em forma de um triangulo, o Nome David é formado por duas letras hebraicas Dalet talvez por isto as estrela de David em forma de dois triângulos sobrepostos e opostos sejam o símbolo pra a identificar a nação judaica israelita.

 O nosso propósito é andarmos em Justiça, isto é, em linha reta a assim não recebermos os juízos divinos.


Justiça – Tsedek em hebraico significa na realidade "um ato de justiça” quando escrita como Tsedaká

Tem uma raiz semítica ocidental onde o árabe utiliza sedaqa para expressar, sobre tudo, a “verdade” de uma afirmação, especializando assim o significado aramaico judaico e hebraico médio, em que o termo significa “beneficência”. No  hebraico bíblico tem um referencial de uma justificativa, concedida juridicamente no sentido de um juiz que condena da parte de Deus.

A palavra Tsedaká em hebraico significa na realidade "um ato de justiça”

A palavra Tsedek ((Justiça)) vem associada às palavras Mishpatim (Juízos), Chessed (Misericórdia) e Emet (Verdade)

A Misericórdia (bondade em ação) deve andar sempre junto á Verdade e ela tem que andar junto com a Justiça assim como não haverá Justiça sem Misericórdia. E assim o Mishpatim (Juízos) estará submetido á LEI Divina.

                 O REINO DE HASHEM E A SUA JUSTIÇA

Mt6:33ª Entretanto , busquem em primeiro lugar Seu Reino e Sua Justiça

 Uma Justiça baseada nos direitos civis, onde a dignidade do homem é concedida pela Misericórdia do Eterno de Yisrael.

Uma Justiça que é definida como o principio crítico do direito. As leis do direito civil são tão elevadas tanto como as leis de índole religiosa espiritual ou ritual.

A base do dia do Juízo estará no cumprimento ou não dos Mishpatim.

Mt25: 34-36, 41-43

A sentença aos que foram fiéis aos MISHPATIM

v.34 Então o Rei dirá aos que estiverem á direita: Venham, benditos do meu Pai, recebam a sua herança, o Reino preparado para vocês desde a criação do mundo!

v.35 Porque tive fome, e vocês me deram comida;tive sede e me deram algo para beber;fui estrangeiro e me trataram como alguém convidado;

v.36 necessitei de roupas, e vocês as providenciaram; estive doente, e cuidaram de mim; estive preso e me visitaram

A sentença aos que não foram fiéis aos MISHPATIM

v.41 Então ele também dirá aos que estiverem á esquerda: Afastem-se de mim, malditos! Vão para o fogo preparado para o Adversário e seus anjos.

v.42 Porque tive fome. E vocês não me deram comida; tive sede, e não me deram de beber;

v.43 fui estrangeiro, e vocês não me receberam;necessitei roupas, e não me deram nenhuma;estive doente e preso e não me visitaram.

Mt22:33-40

v.33 Quando a multidão ouviu como ele ensinava, ficou admirada.

v.34 Mas, quando os p’rushim*(parush -fariseus) perceberam que ele silenciara os tz’dukim*(tzadok –saduceus)reuniram-se,

v.35 e um deles, especialista na Torah, lhe propôs uma sh’eilah* (pergunta referente à Halakhah)para enredá-lo:

v.36  Rabbi,qual das Mitzvot da Torah é a mais importante?

v.37 Ele lhe disse: Você deve amar Adonai, seu D’us, de todo coração, de toda a  alma e com toda a força.

v.38 Esta é a maior Mitzvah e a mais importante.

v.39 E a segunda é semelhante a ela: Você deve amar o próximo como a si mesmo

v.40 Toda a Torah e os Profetas são dependentes destas duas Mitzvot.

Leitura de Dt6:5  e Lv19:18b


Shemot21:6   “Então o seu senhor o levará perante os juízes” (os tribunais)

Segundo o Targum Melchita-Rashi: “A palavra Elohim אֱלוֹהִים  denota D’us, mas também denota juízes e tribunais.”

E este juiz (Elohim) é revestido de autoridade dada por Adonai para estabelecer as Leis, Mandamentos e Estatutos aos filhos de Yisrael.

 O estudo que está abaixo em azul foi  encontrado no site: http://www.cicero.com.br/nomes_de_deus.htm

Elohim – (plural אלחים) e Eloah – (singular ה׀לא) = Deus, implícito o poder criativo e a onipotência:

É o primeiro nome que surge na Bíblia: “No princípio criou Deus (Elohim 
אלחים) os céus e a terra” (Gênesis 1:1).
Elohim – 
אלחים aparece 2498 vezes e Eloah – ה׀לא aparece 57 vezes e desse total apenas 245 não se refere ao verdadeiro Deus de Israel. Esse substantivo vem do verbo hebraico Aláh - Alá, e significa “ser adorado, temido e reverenciado, ser excelente”.

Elohim (do hebraico אֱלוֹהִים , אלהים ) é o termo hebraico para designar divindades e poderes celestiais, em especial Deus, ou D-us como transcrevem os judeus. Na Torá é o primeiro termo utilizado em relação a divindade como consta no livro Bereshit/Gênesis: "No princípio criou Elohim os céus e a terra". Consiste na palavra אלוה (Eloah), com o sufixo plural, que em relação à YHWH, o D-us único judaico teria o sentido de plural majestático, ou seja, uma reafirmação do poder da divindade (algo como "Poderosissímo").

Gramática
Elohim é uma palavra flexionada no plural, mas geralmente usada no sentido singular, incluindo verbos e adjetivos, quando se refere a YHVH dentro do Tanakh. No texto de Bereshit 1:1 por exemplo, a palavra ברא (bara) é utilizada na terceira pessoa do singular masculino (ao contrário de בראו se a palavra assumisse um valor plural).


Conceito aos Humanos
Um exemplo de como a palavra אלהים (Elohim) pode referir-se ao homem com autoridade encontra-se em Shemot (Êxodo) 4:16, quando o Eterno designa Moshê (Moisés) e Aharon (Arão) para irem ao Faraó: “...Aharon (Arão) falará por ti e tu serás seuאלהים (elohim)...” erradamente traduzido em alguns textos por “e tu serás por D’us”.
Neste exemplo o Eterno dá a Moshê o poder e a autoridade de “guiar”, de ser o “juiz” do seu povo.
O Mesmo acontece em Shemot (Êxodo)  7:1
"Então disse o AD-NAI (YHWH) a Moshê: Eis que te tenho posto por אלהים(elohim) sobre Faraó, e Aharon, teu irmão, será o teu profeta".
Nos Tehilim (Salmos) 82:6, também, a palavra אלהים (elohim) aparece para designar aqueles a quem a Palavra do Eterno era dirigida.
 
                                                           


(dando seguimento ao nosso estudo)

Elohim (Juízes)  2Cr19:5-6

v.5 Ele (Josafá rei de Judah) designou juízes em toda a terra em todas as cidades fortificadas de Yehudah, cidade por cidade.

v.6  e instruiu os juízes.

Há-Elohim, os juízes de Yisrael, os lideres de Yisrael que são responsáveis de aplicar as Leis de Adonai o povo. Eles são revestidos de autoridade dada por Adonai para estabelecer as Leis, Mandamentos e Estatutos.

 A Revelação do Anjo de Adonai no Meio dos Filhos de Yisrael e as bênçãos alcançadas por obedecer à Sua Voz.


Shemot 23:20-21

 v.20 Eu enviarei um anjo diante de ti para proteger-te no caminho e trazer-te para o lugar que Eu preparei.

v.21 Sê cuidadoso em sua presença e escuta a sua voz. Não te rebeles contra ele, uma vez que Meu Nome (Shem) está com ele. Ele não perdoará tua desobediência.

No primeiro pacto (com Moshé), Adonai colocou o Seu Shem (Nome) no anjo do pacto. E ele foi enviado para tirar os filhos de Yisrael do Egito.

  O  Shem  - O Tetragrama
                                                  


  YHVH (   o qual pronunciamos como Adonai)




O Novo Pacto foi  profetizado em Jr31: 31-33

v.31  Vêm dias, diz O Senhor em que farei uma aliança nova com a casa de Yisrael e com a casa de Judá.

v.32  Não conforme a aliança que fiz com seus pais no dia em que os tomei pela mão para os tirar da terra do Egito, porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado diz O Senhor.

v.33   Mais esta é a aliança que farei com a casa de Yisrael depois daqueles dias, diz O Senhor. Porei a minha Lei no seu interior e a escreverei  no seu coração. Eu serie seu D’us e eles serão o meu povo.


O NOVO PACTO(Nova Aliança) mediante YESHUA

Is9:6 -7 (Profecia Messiânica)

v.6  Porque um menino  nos nasceu, um filho se nos deu;o principado está sobre os seus ombros, e seu nome será: Maravilhoso,Conselheiro, D’us Forte, Pai da Eternidade,Príncipe da Paz

v.7  Do aumento do seu governo e paz não haverá fim. Reinará sobre o trono de David e sobre o seu reino

(A vinda do Mashiach Yeshua bem Yosef)

 Mt1:21 Ela dará à luz um filho,e você lhe chamará Yeshua [que significa Adonai Salva], porque ele salvará seu povo dos pecados deles.

(palavras de Yeshua)

 Mt18:5  (Yeshua disse)  E todo aquele que receber em meu nome, uma criança cómo esta, recebe a mim


(o reconhecimento de que Yeshua era o Mashiach esperado de Yisrael)

Mt21:9  As multidões iam adiante, e as que seguiam clamavam: Bendito o que vem no nome de Adonai! Hosana nas alturas!

(Yeshua Ben David)

Ap14:1    Então olhei, e vi o Cordeiro em pé sobre o Monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, que traziam escrito na testa o seu nome e o nome de seu Pai.

Ap19:13 Estava vestido com um manto salpicado de sangue, e o nome pelo qual se chama é o Verbo (Palavra) de D’us.

YESHUA É SUPERIOR AOS ANJOS

Hb1:4 – 5,8,13

v.4 Desse modo, ele se tornou muito melhor que  os anjos, e o nome que D’us lhe deu é superior ao deles.

v.5  Pois qual dos anjos D’us já disse: “Você é Meu filho;hoje me tornei seu Pai! D’us nunca disse também a um anjo: Eu serei Seu Pai e ele será Meu Filho.

v.8  Mas, a respeito do Filho diz: “O teu trono, ó Deus (Elohim) permanecerá para todo sempre;governas teu Reino com cetro de equidade; Amas a justiça e odeias a iniqüidade. Portanto ó Deus (Elohim), teu D’us te ungiu com óleo de alegria, preferindo-te aos teus companheiros.

v.13 Além disso, o qual dos anjos D’us disse: Sente-se a minha direita até que Eu coloque seus inimigos como um banco para os seus pés.


Concluo com a promessa profetizada em Shemot23: 22-25

 v.22  No entanto, se ouvir o que ele disser, e fizer tudo o que digo a você serei inimigo dos seus inimigos e adversário dos seus adversários.

v.23 Quando Meu Anjo seguir á sua frente e o levar ao emori,ao hitti, ao p'rizi,ao kena'ani, ao hivi, e ao y'vusi, darei cabo deles

v.24  Não adore os seus deuses, não lhes sirva nem siga as suas práticas; em vez disso destrua-os por completo e despedace as suas colunas.

v.25 Sirva a Adonai Seu D'us, e Ele abençoará o seu alimento e a sua água. Removerei a doença de seu meio.

                           Yeshua recebeu o Shem para sempre! 

Nele somos vitoriosos e recebemos as bençãos dos céus, pois somos fortalecidos quando somos fracos.

 Ele é o cumprimento desta Nova Aliança, e nos ensina como cumprir a Torah, sem o peso do legalismo, mais com o compromisso que firmamos  em todos os Shabatot na Sinagoga  com as palavras da Torah escrita em Dt6:5

Ler a Brit Chadashá no contexto judaico da Fé, nos abre o entendimento da Torah e assim ela circuncidará os nossos corações. E assim podemos cumprir o que foi determinado pelo Eterno de Yisrael.


                                                   BARUCH HA SHEM




                                           

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