Páginas

domingo, 28 de agosto de 2011

                         PARASHÁ 47            RÉE (Observa)


  Observar tem a ver com uma percepção mais profunda, uma visão interior, com os olhos do coração ou seja: observar com KAVANAH


Devarim 11:26  -16:7  (Dt11:26 – 16:7)


Sendo uma Parashá muito profunda, estaremos estudando alguns pontos relevantes para o entendimento da Torah (Instrução) do Eterno de Yisra’el.


Dt11:26 – 28

v.26   Vede que ponho diante de vós, hoje a benção e a maldição

v.27    A benção “se” obedecerdes aos Mitzvot (Mandamentos) do Eterno vosso D’us, que eu vos ordeno hoje.

v.28   E a maldição “se” não obedecerdes aos Mitzvot do Eterno vosso D’us e vos desviardes do caminho que eu vos ordeno hoje, para seguirdes outros deuses que não conhecestes.

Hashem nos apresenta duas opções, utilizando o pronome pessoal  “Se”:

a)      Refletivo (a si mesmo)
b)      Recíproco (um ao outro) no sentido corporativo.

O povo de Yisra’el teria que escolher qual caminho seguir, porque o homem foi criado por D’us com o livre arbítrio.

Em Gn4:6-7,13-14 quando o Eterno falou a Caim sobre a sua determinação e atitude contra Abel:

v.6   E o Eterno disse a Caim: Porque te iraste e porque descaiu o teu semblante?

v.7   “Se” puderes suportar isto bem (D’us tinha escolhido a oferta de Abel) ser-te-a perdoado, mas “se” não. Na porta jaz o pecado e fazer-te pecar é o seu desejo. Mas tu podes dominá-lo.

v.13 Caim disse: meu pecado é muito grande para suportar!

v.14  Eis que hoje Tu (D’us), me baniste da face da terra e para estar oculto da Tua face. Serei errante e isolado no mundo, e quem quer encontre me matará



D’us nos deu a livre escolha, pela sua Misericórdia, mais a Justiça Dele, Bendito Seja! não se separa do seu amor e misericórdia. Ele nos fala: “se’ fizeres serás abençoado mais “se não” fizeres serás amaldiçoado. Escolher a benção ou a maldição é lutar contra duas forças sobrenaturais que operam no mundo invisível e se manifestam no mundo visível.
No livro de Devarim12, D’us dá os Estatutos e Juízos para o povo de Yisraél e certamente no Seu coração  desejava o cumprimento de tudo o ordenado, para que pudessem receber a benção.

Dt12:1  Estes são os estatutos e juízos que cuidareis de cumprir na terra que O Eterno de vossos pais vos deu para herdá-la, por todos os dias que viverdes sobre a terra.

Dt13:1  Tudo quanto eu vos ordeno, isso cuidareis de fazer; não acrescentareis nem subtraíreis nada disso.


Qual a nossa atitude como povo de D’us?

Dt12: 2-5

v.2   Destruireis todos os lugares em que serviram as nações que vós herdareis, os seus deuses que estão sobre os montes altos e sobre as colunas e debaixo de toda árvore frondosa.

v.3   E derrubareis seus altares e quebrareis seus pilares e queimareis no fogo as suas árvores idolatradas (Asherá) e cortareis as esculturas dos seus deuses e fareis perecer os seus nomes daquele lugar.

v.4   NÃO PROCEDEREIS DE MODO SEMELHANTE PARA COM O ETERNO VOSSO D’US.

Já conhecemos os Mitzvot do Eterno dado no Monte Sinai, assim como podemos recordar nas Parashiot anteriores, que sempre será repetido até que façamos. D’us nos ordena para destruir todos os lugares do culto pagão e apagar os nomes dos falsos deuses, levando em conta também os “deuses” da nossa concupiscência. O externo é mais fácil de combater. Mais o que está nosso coração, na nossa alma necessita de sacrifício e entrega diante de El Shaddai, O Todo Poderoso. O Altar que levantamos para Hashem é Santo. E devemos ser santos para alcançar as suas promessas de tomar posse do Lugar (Há Makom) determinado por Ele, Bendito Seja, onde estará escrito o Seu Shem!
    É muito importante ter em mente, que não temos o direito de destruir a idolatria em lugares que não nos pertencem. Temos a autoridade sim, para destruir a idolatria dos territórios que nos foram dados. E tudo isso está na livre escolha da humanidade.

v.5   Porem ireis ao lugar (Há Makom) que O Eterno vosso D’us, escolherá entre todas vossas tribos para ali por o Seu Shem (Nome); pelo lugar de Sua Morada perguntareis e lá ireis.


 Qual lugar escolhido pelo Eterno para colocar o Seu Nome?

 Existem dois testemunhos sobre a Cidade de Yerushalayim na Torah:

1.       Em Gn14:18, onde é mencionado Malk-Tsedek, como rei e sacerdote em Shalem.
Shalem é o mesmo que Tsion que é Yerushalayim como está escrito no livro de Tehilim (Salmos) Sl76: “Jerusalém se tornou Seu Tabernaculo e Tsion Sua Morada”


2.       Em Gn22, onde se fala sobre o Sacrifício de Isaac, onde D’us enviou a Avraham, em um dos montes de Moriá.

Gn22:14  E Abrahão chamou o nome daquele lugar de “O Eterno verá”[Adonai Yr’ê] sobre o qual dirão futuramente: Neste Monte do Eterno (D’us) aparecerá (a Seu povo).

Na tradução aramaica de Onkelos este mesmo versículo está escrito assim:

 Gn22:14  “ Abrahão adorou e orou neste lugar e disse diante do Eterno: Aqui as gerações futuras adorarão”

O Midrash Há Gadol 22:15 fala da conexão entre os dois nomes que foram dados a este lugar por Abrahão e Malk-Tsedek.

1.      Abrahão chamou Há Makom de Yiré e Malk-Tsedek de Shalem que significa: completo, terminado, concluído. Se juntarmos as duas palavras formará o nome Yeru-Shalam. E neste lugar foi edificado o Templo de Salomão, O Segundo Templo e será edificado o Terceiro Templo.

Sl132:13-14

v.13 Pois O Eterno elegeu Tsion como o lugar preferido para a Sua Morada

v.14  Aqui para sempre hei de morar pois esta é a Minha escolha.

Se escolhermos às bênçãos, que foram  profetizadas no Monte Guerizim, tomaremos posse do que está escrito Dt12:7,9,10-11ª

  v.7   E ali (Há Makom) comereis diante do Eterno, vosso D’us e vos alegrareis, vós e vossas casas com tudo o que possuís, pelo qual O Eterno vosso D’us, vos abençoou.

v.9  pois até agora não chegastes ao descanso e á herança que O Eterno vosso D’us vos dá.

v.10   Mas podereis fazer quando passardes o Jordão e habitardes na terra que O Eterno vosso D’us vos faz herdar, e Ele vos der descanso de todos vossos inimigos ao redor e habitareis em segurança.

v.11ª    E será, então, no Lugar (Há Makom) que escolher O Eterno para fazer morar O Seu Shem (Nome).

Podemos viver a plenitude de D’us, no Seu  Shalom (plenitude da paz) o qual alguns estudiosos denominam O JÁ E O AINDA NÃO.
   No livro de Iehoshua (Josué), no capitulo 13, onde a terra conquistada é repartida, disse o Eterno a ele:

Js13:1  Já estás velho, entrado em anos e muitíssima terra ainda ficou para ser possuída.

No o povo de Yisra’el liderados por Iehoshua cruzou além do Jordão, para a terra prometida que flui leite e mel e possuíram esta terra. Mas mesmo sendo vitoriosos, faltava muito para conquistar.

Leitura de Js13:2-15

Mas D’us fala ao Seu povo: Já tem o Noach (descanso) mais ainda não, pois tem muita terra para conquistar.

Js23:1  E foi muito tempo depois que O Eterno deu descanso a Yisra’el de todos os seus inimigos em redor.

 Se escolhermos receber ás bênçãos, podemos no tempo do Já, sentir o descanso da alma, que confia no Eterno de Yisra’el, aguardando o descanso eterno quando Mashiach Ben David venha e a paz reine sobre todo Yisra’el.

OSSÊ SHALOM BIM’ROMAV, HÚ IAASSÉ SHALOM ALÊNU VEAL COL YISRA’EL VEIMRÚ AMEN.


A Paz que sobre passa o nosso entendimento, só podemos conseguir (mesmo no meio da adversidade) quando optamos pelas bênçãos com todo o condicional do “Se” mesmo que tenhamos que lutar contra o maior adversário das nossas vidas, que somos nós mesmos.

Podemos refletir nesta pequena historia de vida:

  Um homem visita ao Rebe, queixando-se da falta de propósito em sua vida, mesmo tendo uma carreira próspera e uma família saudável, ao final do dia sentia-se solitário e vazio.
Perguntou-lhe o Rebe: Sempre dedica tempo a tua alma?
E ele respondeu: Como posso ter tempo para a minha alma quando gasto tempo com o trabalho e a família?


Na Ética do Sinai, Pirkê Avot, no capitulo VI, está escrito:

 Ensinam os sábios da linguagem da Mishná (compilação das leis e debates judaicos realizados pelos Tanaitas, que são eruditos d Yisra’el dos séculos I-III e.c

1.       Rabi Méir dizia: aquele que se entrega ao estudo da Lei (Torah) Divina, só pelo amor, merece grandes recompensas; vale por si só o mundo inteiro; chamam-lhe o bem amado; ama ao Criador e aos homens; é motivo de regozijo Criador e dos semelhantes. Aquele estudo inspira-lhe modéstia, e temor de D’us; torna-o justo, devoto, íntegro e leal; afasta-o do pecado, e causa-lhe a felicidade.


A nossa alma deve ser alimentada constantemente com a Instrução do Eterno de Yisra’el Bendito Seja!

Sl1: 1 – 3

 v.1    Bem aventurado o homem que não segue os conselhos dos ímpios, não trilha o caminho dos pecadores e nem participa da reunião dos insolentes

v.2   mas , ao contrário, se volta para a Torah do Eterno e, dia e noite a estuda.

v.3   Ele será como a árvore plantada junto ao ribeiro que produz seu fruto na estação apropriada e cujas folhagens nunca secam; assim também florescerá tudo que fizer.

Dt30:15 -20

v.15 Vê que pus diante de ti hoje a vida o bem,  a morte e o mal.

v.16  porquanto te ordeno hoje que ames ao Eterno teu D’us, que  ande no Seus caminhos, e que guardes os Seus Mandamentos, os Seus Estatutos e os Seus Juízos;então viverás, te multiplicarás e O Eterno teu D’us, te abençoará na terra na qual tu entras para herdá-la.

v.17  Porém, se teu coração se desviar e não quiseres ouvir errares, e te prostrares a outros deuses e os servires

v.18  declaro-vos hoje que certamente perecereis;não prolongareis os vossos dias na terra, para qual vós ides passar o Jordão a fim de herdá-la.

v.19  Tomo hoje os céus e a terra por testemunhas contra vós, que tenho dado perante a vós a vida e a morte, a benção e a maldição;escolherás pois a vida para que vivas tu e a tua descendência,

v.20  amando ao Eterno, teu D’us, ouvindo a Sua Voz e te achegando ás Suas Qualidades;pois isso é tua vida e o prolongamento dos teus dias, para que habites sobre a terra (Há Makom) que o Eterno jurou  teus pais – a Abrahão, a Isaac e a Jacob – que havia de lhes dar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário