Páginas

domingo, 7 de agosto de 2011

PARASHÁ 44    DEVARIM

“Estas são as Palavras”


TORAH    Dt1:1 – 3:22


Devarim (Deuteronômio) é o ultimo livro da Torah (Pentateuco), onde Moshé recapitula, faz um resumo ordenado por D’us dos pontos relevantes da Instrução do Eterno de Yis’rael, Bendito Seja!

A raiz da palavra Devarim ou Debarim, vem da palavra Davar, Dabar que significa: palavra, fala, discurso, mandamento, assunto, historia e relato.

Debarim: as dez Palavras (Torah) que O Eterno falou (dibber)

A Instrução de D’us dada a Moshé no Monte Sinai, que conhecemos como Dez Mandamentos (Mitzvot) que em realidade são 613, com códigos de leis civis e religiosas, que foi dita no grande discurso de Moshé.

Segundo os rabinos estudiosos da Lei, a soma dos números que compõem os 613 Mitzvot são:
                                  6+ 1 + 3 = 10

6 Mitzvot de relacionamento com o próximo - Éticos
1 Mitzvá que é a guarda do Shabat que nos conecta com O Eterno de Yisra’el
3 Mitzvot que é o nosso relacionamento com D’us

Ex20:1-17

v.1 Então D’us disse “Estas Palavras”:
v.2 Eu Sou Adonai, que o tirou da Terra do Egito, da casa da escravidão

I. Relacionamento com o próximo (v. 12 -17):

1.1 Honrar pai e mãe
1.2 Não matar
1.3 Não cometer adultério
1.4 Não furtar
1.5 Não dar falso testemunho contra o nosso próximo.
1.6 Não cobiçar a casa, a mulher (ou homem), escravo (a), boi, jumento ou qualquer coisa que pertença ao nosso próximo.

II. O Shabat (v 8-11)

2.1 Lembrar o dia do Shabat
2.2 Separá-lo para D’us:
2.3 O sétimo dia é um Shabat para Adonai
2.4 Pois em seis dias Adonai fez o céu e a terra, o mar e tudo o que neles existe.
2.5 Adonai abençoou o dia do Shabat. E abençoará aos que obedecem

III. O nosso relacionamento com D’us (v. 3-7)

3.1 Não ter outros deuses além de Adonai. “Shemá Yisra’el Adonai Elohenu Adonai Echad.”
3.2 Não curvar-se diante das imagens e nem prestar serviços a elas.
3.3 Não usar de forma leviana o Nome de D’us (Baruch Há Shem)


Quais os ensinamentos desta Parashá?

 1. A importância de Crer em Adonai


Dt1:1 -5
v.1 Estas são as Palavras faladas por Adonai a todo Yisra’el, no lado mais distante do rio Yarden (Jordão), no deserto, em Aravah (Arabá), diante de Suf, entre Pa’ran (Farã) e Tofel, Lavan, Hatzerot (Haserot) e Di-Zahav (Dizaab).


v.2 São 11 dias de jornada de Horev (Horeb) a Kadesh-Barnea através do caminho do monte Se’ir.


v.3 No primeiro dia do décimo primeiro mês do quadragésimo ano Mosheh falou ao povo de Yisra’el, repassando tudo o que Adonai ordenou que lhes falasse.


v.4 Isso ocorreu após a vitória sobre Sichon, rei do Emori, que vivia em Heshbon, e Og rei de Bashan, que vivia em Ashtarot, em Edre’i


v.5 Ali além do Yarden, na terra de Mo’av,Mosheh assumiu a responsabilidade e expor esta TORAH e disse:

Adonai falou ao povo de Yisra’el em Horeb, na montanha onde o povo permaneceu e se acomodou como se fosse à terra prometida. Ele Adonai falou para: VOLTAR – MOVER-SE – AVANÇAR, pois Ele tinha posto TERRA diante deles. E deveriam ENTRAR E TOMAR POSSE DA TERRA PROMETIDA.
O povo de Yisra’el já estava abençoado por D’us para multiplicarem-se como as estrelas do mar. E Mosheh fez uma oração para que Adonai aumentasse mil vezes mais, mesmo sabendo que o caráter corporativo era difícil de suportar, desagradável e briguento.
Ele (Mosheh) recordou a escolha dos líderes para as 12 tribos, que seriam homens sábios, sensatos e inteligentes, que seriam delegados para serem juízes, sem demonstrarem favoritismos e dar uma sentença justa ao pequeno e ao grande, sem temer ninguém, pois a sua decisão era A DECISÃO DE D’US. Ao enviar os 12 espias, para explorar a terra, que constataram que a terra era boa, e mesmo assim 10 deles não tiveram a fé suficiente para crer na Palavra de Adonai e tiveram medo, não confiaram em D’us e murmuravam cada vez mais



Dt1:26 – 28,34 -36,38 (disse Mosheh)

v.26 No entanto vocês não subiram. Em vez disso rebelaram-se contra a ordem de Adonai, nosso D’us.


v.27 e em suas tendas vocês reclamaram: Pelo fato de Adonai nos odiar, Ele nos tirou da terra do Egito, apenas para entregar-nos ao emori para sermos destruídos.


v.28 Que tipo de lugar é esse para onde nos dirigimos? Nossos irmãos fizeram que a nossa coragem se extinguisse, quando nos disseram: “O povo é maior e mais alto que nós; as cidades são grandes e fortificadas até o céu; e por fim, vimos ali os anakim (gigantes)


v.34 Adonai ouviu o que diziam e irou-se e jurou:


v.35 Nenhuma dessas pessoas de toda geração maligna, verá a boa terra que jurei dar a seus antepassados.


v.36 Exceto Kalev o filho de Y’funeh - ele a verá; darei aos seus descendentes a terra sobre o qual andou, pois ele seguiu Adonai em tudo


v.38 Y’hoshua o filho de Nun, seu ajudante também entrará lá. Encoraje-o, pois ele fará Yisra’el tomar posse da terra.



Disse Mosheh:

Dt1:30 Adonai nosso D’us que vai a frente de vocês, lutará a seu favor, da maneira que Ele realizou todas essas coisas por vocês no Egito, diante dos seus olhos e,


Dt1:31 da mesma forma no deserto onde vocês viram como Adonai O D’us de vocês os carregou, como um homem leva o filho por todo o caminho percorrido até chegarem ao lugar em que se encontram agora.

Como é possível que um povo que viu a Shekiná de D’us, debilita a sua Fé diante de novos desafios?

Ontem nos sentimos fortalecidos! E hoje muito debilitado

Como é possível uma Fé com variações? Ou cremos ou não cremos!


O segredo da nossa vitória não está na nossa força e sim no poder de D’us manifestado em nossas vidas, na obediência ás ordenanças de Adonai e lutar com as armas da nossa Emunah diante do Todo Poderoso de Yisra'el.

Yehoshua (Josué)  foi a caminho da Terra Prometida, cruzando o Yarden.

Disse Adonai a Yehoshua

Js1:6- 9

v.6 Seja forte e corajoso, pois você conduzirá este povo para herdar a terra que prometi a seus pais lhes daria.

v.7 Somente seja forte e muito corajoso e tenha cuidado de seguir toda a Torah a qual Mosheh meu servo,ordenou que você seguisse. Não se desvie dela nem para a direita nem para a esquerda; assim você será bem sucedido onde quer que vá.


v.8 Sim, mantenha o livro da Torah em seus lábios e medite nele dia e noite, assim você agirá de acordo com tudo o que está escrito nele. Desse modo, seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido


v.9 Não fui Eu que ordenei a você seja forte e corajoso? Então não se apavore nem desanime porque Adonai seu D’us, é com você aonde quer que vá.

2. Diante do pecado quem pode repreender o pecador?

Mosheh quando levanta a sua voz ele tem um profundo amor, mais tem também discernimento profético e como líder (servo D’us) ele recorda, corrige repreende, e anima ao seu povo com o que está no seu coração.

Existem muitas pessoas que louvam com a sua boca mais odeiam com o seu coração. E os elogios dos inimigos são armadilhas.
Mais o verdadeiro amigo, o verdadeiro servo de D’us quando repreende é com expressão de amor. Quem ama corrige.

Pv27:5 


           “Mas vale a reprovação franca que o amor oculto” (Bíblia Hebraica)





Em Dt1: 12 – 21

Disse Mosheh:

V.17 Não conheçais faces no juízo; ouvireis do mesmo modo ao pequeno e ao grande; não temereis a homem algum, porque o juízo é de D’us;e a causa que for difícil para vós, a trareis a mim e ouvirei.

Podemos perceber nestas palavras que o homem que está diante do Senhor, pode julgar. No livro de Bereshit (Genesis) está escrito:

Gn1:26 (disse D’us ) Façamos a humanidade á nossa imagem e semelhança e que eles governem sobre os peixes no mar, as aves no ar e todas as criaturas vivas que rastejam sobre a terra.

O homem foi criado à imagem e semelhança de D’us para avaliar e julgar todas as coisas. Mais a ação de julgar vem de D’us e reflete no homem. E o juízo feito pelo homem será conforme o seu conhecimento e compreensão do assunto. E isto significa que o juízo humano é limitado e submisso. Quando ele se equivoca no juízo estará pervertendo a Imagem Poderosa de Adonai, que é e sempre será um Juiz Justo e Misericordioso.

É muito difícil tomar uma postura contra alguém pelo que ouvimos falar sem saber qual a verdadeira causa. Quando temos pouco conhecimento o juízo será precipitado e injusto. E assim pervertemos a Justiça.

Pv16:20-21

v.20 Quem á palavra Divina atenta encontrará o bem. Feliz é quem confia no Eterno.


v.21 O sábio de coração é respeitado como sensato, e a doçura de seus lábios valoriza o que ensina.

Qual  lado da informação dada nós escutamos?

Dt1:22-38

Mosheh recordou a história dos espias, quando voltaram da Terra Prometida por D’us, trazendo frutos da terra que fluía leite e mel. Mais eles se esqueceram das promessas de D’us, de que tomariam posse da terra e olharam as circunstancias,perdendo assim a Fé e arrastaram o povo de Yisra’el para não crer.

Quando recebemos as promessas do Eterno de Yisra’el com Emunah ( Fé Obediente), devemos manter uma mente positiva diante da adversidade. E essa foi à atitude de Mosheh, seguido de Kalev e Yehoshua, escolhendo o lado certo, recordando todas as bênçãos recebidas durante o deserto, desde a saída do Egito. TER FÉ É CONFIAR plenamente seguro do cumprimento das promessas do SENHOR e ter a convicção de que Ele! Bendito Seja! É plenamente Poderoso e Fiel para cumprir a Sua Palavra.

Quando estamos diante do caminho traçado pelo SENHOR e encontramos divergências devemos cuidar o nosso coração para não inclinar-se para Yetser Hará (inclinação para o mal) que somente vê a parte negativa. Se estivermos fortalecidos no nosso Yetser há Tov (inclinação para o bem) seguiremos como Yehoshua, sem olhar para a direita e nem para a esquerda.

Que o D’us de Yisra’el nos fortaleça e nos ajude a cruzar o Yarden sem medo. E que a Sua Palavra de VIDA seja escrita e circuncidada em nossos corações e que possamos escolher o lado correto da informação. Que possamos ver com os nossos olhos espirituais.



3. Qual é o problema eterno do homem? Não obedecer? Qual o caminho a seguir?

Não escutar as ordenanças do Eterno de Yisra’el nos faz cometer o pecado (Chet) errar o alvo.

Cometemos o YETSER HARÁ (inclinação para o MAL)


Dt28:1, 7ª

v.1 Se ouvirem com atenção o que diz Adonai seu D’us, guardarem e obedecerem a todas as suas Mitzvot (mandamentos), que entrego a vocês hoje, Adonai seu D’us , os estabelecerá acima de todas as nações da terra.


v.7ª Adonai fará os inimigos que os atacarem ser derrotados em sua frente.

YETSER HATOV (inclinação para o Bem) "a vida pelo Espírito" – nos leva para a Terra Prometida.




4. Porque o homem tem que atuar se o Eterno já está fazendo?

Dt1:30 -33

v.30 O Eterno vosso D’us, que anda adiante de vós Ele mesmo lutará por vós, como tudo o que fez por vós no Egito perante os vossos olhos,

v.31 e no deserto onde vistes como vos levou o Eterno vosso D’us, como o homem leva seu filho, por todo caminho que andastes, até vossa vinda a este lugar.


v.32 e nem por isso acreditais no Eterno vosso D’us,


v.33 Aquele que anda adiante de vós no caminho para aprontar para vós um lugar para acampardes;de noite, com fogo, para vos mostrar o caminho por onde havereis de caminhar, e de dia com nuvem.

O homem foi colocado neste mundo para seguir a obra que O Eterno começou. O propósito do homem é estar em uma ALIANÇA COM D’US, uma Aliança de Sangue onde ele diz: tudo o que sou tudo o que tenho tudo o que faço e farei É TEU. Os teus inimigos serão os meus inimigos e os teus amigos serão os meus amigos. Ele deve agir segundo as ordenanças de D’us. Não fomos criados para sermos passivos. Pedimos um milagre, mas temos que fazer a nossa parte, usando os atributos dado por ELE, BENDITO SEJA! E SABEMOS QUE QUANDO SOMOS VITORIOSOS A HONRA E A GLORIA É DO ETERNO DE YISRA’EL. E o segredo da vitória não está na nossa força e sim no poder de D’us manifestado com as nossas vidas na obediência e uma vida consagrada diante Dele.

Um comentário: