Páginas

sábado, 18 de fevereiro de 2012

  PARASHÁ 17     Yitro   

Shemot (Ex)18:1 – 20-26


 Ex18 :1,5, 7  -12


v.1  E Yitro, o sacerdote de Mydian, sogro de Mosheh,ouviu acerca de tudo o que D’us tinha feito por Mosheh e por Yisrael, Seu povo: como Adonai trouxe Yisrael do Egito.

v.5   Yitro sogro de Mosheh, trouxe os filhos e a mulher de Mosheh até ele no deserto onde ele estava acampado, junto á Montanha de D’us 

v.7 Mosheh saiu ao encontro de seu sogro, prostrou-se e o beijou. Depois de perguntarem como estavam, entraram na tenda.

v.8 Mosheh contou ao seu sogro tudo o que Adonai fizera ao faraó e aos egípcios por causa de Yisrael, todas as dificuldades sofridas por eles enquanto viajavam e como Adonai os salvara.

v.9  Yitro alegrou-se por todo bem realizado por Adonai a favor de Yisrael ao resgatá-los dos egípcios.

v.10 Yitro disse: Bendito Seja Adonai, que o salvou dos egípcios e do faraó, que salvou o Seu povo da mão pesada dos egípcios.

v.11 Agora eu sei que Adonai é maior que todos os outros deuses,pois Ele salvou os que eram tratados com tanta arrogância.

v.12 Yitro trouxe uma oferta queimada e sacrifícios para D’us, e Aharon aproximou-se com todos os líderes de Yisrael para participarem da refeição diante de D’us com o sogro de Mosheh.


Podemos questionar: Porque Yitro, que não fazia parte do povo de Yisrael, e sim do povo Midianita foi citado e colocado como o titulo desta Parashá?

Quem era Yitro (Jetro)

  O seu nome Yitro, significa: abundancia, excesso, superioridade  e excelência.

  Um príncipe e sacerdote em Mydian, filho de Avraham e K’turah sua concubina


Gn25:1-4,6

    v.1 Avraham tomou outra mulher, chamada K’turah.

v.2  Ela deu à luz para ele Zimram, Yokshan, Medan, Mydian, Yishbak e Shuach

v.3  Yokshan foi o pai de Sh’va e D’dan. Os filhos de D’dan foram os ashurim, l’tushim e l’umim.

v.4 Os filhos de Mydian foram ‘Eifah, Hanokh, Avida e Elda’ah. Todos eles foram descendentes de K’turah.

v.6  Mas, aos filhos de suas concubinas,ele deu concessões enquanto estava vivo e enviou-os a leste, á terra de Kedem, longe de Yitz’chak, seu filho.

 Avraham enviou-os na direção oriente, juntamente com os seus irmãos. Foi o começo da historia do povo Mydianita, que passou a habitar nas áreas desertas das Transjordania – sendo um povo nômade, pois nenhuma área do deserto poderia produzir alimento suficiente para a sobrevivência.

Mydian era filho de Avraham a quem o Eterno se revelou e era conhecedor da Sua Palavra, mesmo que o seu descendente Mydia, tenha se afastado do vinculo de seu pai, certamente conheceu ao Eterno, e como os samaritanos a sua fé consistia em uma mistura de crenças. E Yitro era um representante espiritual de Mydia.

Yitro é conhecido por outros nomes citados na Torah e na Tanach:

  
  Jz1:16   Em seguida, os descendentes do sogro de Mosheh, “o keni” saíram da Cidade das Palmeiras com o povo de Yehudah, em direção ao deserto de Yehudah, ao sul de Arad; eles vieram e se estabeleceram no meio do povo daquela região.

Ex2:18   Quando  chegaram a Re’u’el seu pai [ à propriedade dele],ele disse: “Como vocês voltaram tão cedo hoje?


Respondendo à pergunta que foi feita inicialmente: Porque Yitro é citado na Torah?

Ele era um descendente de Avraham, pai de Yitz’chak, que era pai de Yaakov (Yisrael), portanto tinha a semente de Avraham. Sendo um sacerdote de Mydian, vinha do paganismo e uma grande influencia na sociedade. Como sogro tinha certo parentesco com Moshe. No judaísmo o sogro tem um papel muito importante na família. E teve uma profunda experiência com O Eterno de Yisrael.

Yitro ouviu o que Mosheh contou sobre a grandeza do D’us de Yisrael, que tirou O Seu povo da escravidão, derrotando os deuses dos egípcios. Ele ouviu- escutou e acreditou, tendo assim abençoado ao Eterno, quando disse: em Ex18

v.10 Yitro disse: Bendito Seja Adonai, que o salvou dos egípcios e do faraó, que salvou o Seu povo da mão pesada dos egípcios.

v.11 Agora eu sei que Adonai é maior que todos os outros deuses,pois Ele salvou os que eram tratados com tanta arrogância.

O comentário do rabino E. Punk, na “Voz da Torah” diz o seguinte:

    “O feito de que esta parashá, que contem a proclamação do Decálogo, tenha o nome Yitro, um sacerdote idolatra de Mydian é significativo. Parece indicar que a Torah não é herança exclusiva do povo Judeu. É a lei universal e se dirige a todas as nações. Ele é um exemplo, por excelência do paganismo militante, que depois de ter conhecido os diferentes cultos politeístas abraça a Lei de Yisrael.”

Esta é uma proclamação da função de Yisrael no plano redentor do Eterno. Um plano profetizado desde Bereshit, com a benção de Yaakov a Efrayim, o filho de Yosef.

Gn48: 19 (benção para Efrayim) mesmo assim seu irmão mais novo será maior que ele, e seus descendentes se transformarão em muitas nações.

Is49:6   (O Servo do Senhor) Diz Ele: Pouco é que sejas O Meu Servo, para restaurares as tribos de Yaakov e tornares a trazer os preservados de Yisrael. Também te darei para luz dos gentios, para seres a minha salvação até as extremidades da terra.

 Yitro conhecia bem as deidades do Egito e percebeu ao ver o poder de HaShem, que eles eram falsos e vaidosos. Mais com tudo isso ele manteve a duvida a respeito da soberania absoluta do D’us de Yisrael, devido que o deus  Baal Tzefon ainda estava de pé no Egito, representado pelo exercito de Yisrael e o próprio faraó.

  Na parashá anterior, estudamos e compreendemos que o Eterno permitiu esta situação, porque o juízo que viria sobre o faraó e seu exercito, destruiria também a Baal Tzefon nas profundezas do abismo, quando o mar fechou e tragou todo o exercito do faraó.

   Ao desaparecer o ultimo ídolo do Egito, Yitro não teve mais dúvida de que HaShem, o D’us de Mosheh, O Elohim de Yisrael era o Único  D’us verdadeiro e soberano do  Universo. Ele sentiu a necessidade de converter-se a unir-se ao povo de Yisrael.

Ele ouve e obedece! E foi honrado por Adonai, com o seu nome escrito em uma parashá. E a parashá onde está escrito os fundamentos da Grande Assembleia,com a entrega dos 10 Mitzvot (613).

Ex18:13 – 24

  Moshé assentou-se para resolver as disputas do povo (de dura cerviz). Começava pela manhã e concluía ao anoitecer. O povo de Yisrael buscava a direção de D’us e ao mesmo tempo recebiam as leis e os ensinos de D’us. Yitro com sabedoria aconselhou a Moshé, de que ele fosse o representante e levasse os casos do povo diante de D’us (uma espécie de mediador).

v.20 Também é seu dever transmitir ao povo as leis e os ensinos de D’us, e mostrar-lhes como viver e que trabalho devem empreender.

v.21 No entanto,você deve escolher dentre o povo homens competentes, tementes a D’us, honestos e incorruptíveis e constituí-los líderes, encarregados de 1.000, de 100, de 50 e de 10 pessoas.

v.22 A norma será que eles decidam as disputas no meio do povo. A você deverão ser trazidos apenas os casos mais difíceis; as questões comuns devem ser decididas por eles mesmos. Desse modo, eles facilitarão o desempenho de suas tarefas e partilharão a carga com você.

v.23 Caso você proceda desse modo – e D’us o está dirigindo para fazê-lo -, será capaz de suportar; e todas essas pessoas alcançarão seu destino em paz.

v.24 Moshé ouviu o conselho de seu sogro e fez tudo como ele disse.

Yitro deu um sábio conselho a Moshé, e pelo que lemos no versículo 23 e sendo temente a D’us, também diz para ele consultar a D’us se aplicaria esta estratégia aconselhada por ele ou não. Moshé ouviu o seu conselho com.

 Mishlei (Pv)8:1,12,32,33

  v.1  A Sabedoria está chamando! O entendimento levanta sua voz!

  v.12  Eu, a sabedoria, moro junto com a prudência e retenho o conhecimento e a descrição.

   v.32 Portanto, filhos, atentem para mim: felizes são os que guardam meus caminhos.

   v.33 Escutem a instrução e cresçam em sabedoria; não recusem isso.

Mishlei (Pv)1:7  “O temor de Adonai é o principio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina.”

 Existem princípios sobre a delegação da autoridade e sobre a autoridade (como vemos no conselho de Yitro):

1.      Toda a autoridade vem de HaShem    
2.      Deve ter o reconhecimento da Assembléia
3.      Deve ser delegada depois de muita oração
4.      Deve ser dada com sabedoria e recebida com sabedoria.


 Lc6:12-13

v.12  Por volta desse tempo Yeshua saiu para o monte a fim de orar e passou a noite em oração contínua a D’us. 

v.13 Quando amanheceu chamou os talmidim e escolheu dentre eles doze que seriam conhecidos por emissários.

1Tm5:22 Não seja apressado em conceder a s’mikhah* a ninguém e não participe dos pecados dos outros. Mantenha-se puro.

* S’mikhah: imposição de mãos, ordenação, outorga de autoridade.



 O PACTO FIRMADO NO SINAI É UM PACTO MATRIMONIAL

Ex19:1 – 6

v.1  No terceiro mês depois do povo de Yisrael ter saído da terra do Egito, nesse mesmo dia eles chegaram ao deserto do Sinai

v.2 Depois da partida de Refidim e da chegada ao deserto do Sinai, eles acamparam no deserto;ali diante da montanha, Yisrael acampou.

v.3 Moshé subiu até D’us, e Adonai chamou-o da montanha: “Eis o que você deve dizer à casa de Yaakov, o [que] falará ao povo de Yisrael:

v.4  Vocês viram o que fiz aos egípcios, e como os carreguei sobre as asas de águias e os trouxe a Mim.

v.5 Se vocês prestarem muita atenção ao que Eu disser e guardarem a Minha Aliança,serão o Meu tesouro dentre todos os povos, pois toda a terra é minha.

v.6 e vocês me serão um reino de Kohanim, uma nação separada. Estas são as palavras que você deve falar ao povo de Yisrael.

 Nos versículos um e seis está escrito: no terceiro mês (três meses da saída dos filhos de Yisrael do Egito) eles foram feitos um reino de Kohanim e nação santa.

No judaísmo. Quando um israelita se casava com uma mulher que havia sido raptada pelo inimigo, deveria esperar três meses antes de juntar-se com ela em matrimonio. Yisrael é tirado do Egito pelo Eterno, como um enamorado resgata a sua amada da prisão do inimigo. E HaShem espera três meses para indicar-los ali no Sinai, um contrato matrimonial que seria assinado.

No matrimonio judaico existem duas etapas: Erusin que é a cerimônia inicial onde o noivo e a noiva ficam separados até o dia do Kidushim que á a consumação do matrimonio.  E quando este contrato é assinado, existem promessas em ambas as partes, sobretudo a lealdade até as festas das bodas.

Nos estamos diante da presença de um contrato matrimonial pelo meio do qual Yisrael veio a ser a noiva e prometida de Adonai e Ele, Bendito Seja! Veio a ser O Senhor de Yisrael para sempre. O Yisrael espiritual formado pelos judeus e gentios Onde o Mashiach Yeshua contrairá matrimonio com a sua noiva, sem mancha e sem rugas. Totalmente purificada. Uma nação santa.
A Torah foi dada no deserto, no Monte do Senhor para que todos pudessem se refugiar debaixo da sua luz e ter acesso à instrução do Eterno de Yisrael.

No Sinai a noiva foi escolhida! Yitro representa as nações que se uniu ao povo de Yisrael, o remanescente fiel que permaneceu em obediência á Torah.

A história de Yisrael começou com uma cerimônia nupcial e concluirá com uma cerimônia matrimonial.

Em uma boda judaica existem quatro grupos que participam:

    1º A Noiva que se casa
    2º Os convidados para a festa das bodas
    3º Os convidados á ceia do noivo depois das bodas
    4º E os que ficam fora nos átrios sem poder participar da celebração.

Onde estaremos nesta boda? Em qual grupo?


A IMPORTANCIA DA REVELAÇÃO DA DIVINDADE NO SINAI  Ex19:7-13

 É a revelação que Adonai faz de Si mesmo com a Sua presença diante de Yisrael

1.      Moshé subiu até Deus na Montanha Sagrada, obedecendo ao chamado de HaShem.
2.      Moshé chamou aos líderes do povo e falou, repetiu todas as Palavras ordenadas por Adonai. 
3.      O povo todo respondeu, firmando um compromisso com D’us. “tudo o que Adonai disse nós faremos”

4.       v. 9a “Adonai disse a Moshé:  Virei a você em uma nuvem espessa, para que o  povo possa ouvir-me quando Eu falar a você, e para que também confiem em você para sempre”

5.      v.10-11 Adonai  ordenou a Moshé separasse o povo para Ele, com a purificação(lavagem da roupa) preparando-os para o terceiro dia. Onde Ele, Bendito Seja! Desceria sobre o Monte Sinai ante os olhos de todo o povo.

6.      v.12  foi estabelecido um limite para o povo em toda a área! Não podiam subir à Montanha e nem tocar nela. MAS QUANDO O SHOFAR FOSSE TOCADO ELES PODERIAM SUBIR.


 Ex19:16  Na manhã do terceiro dia, houve trovões, relâmpagos  e uma nuvem espessa sobre a Montanha. Ouve-se um som tão alto do toque do Shofar que as pessoas que estavam no acampamento tremeram.

O Shofar traz a existência à voz (Kol) de D’us! Neste dia o povo de Israel estava preste a concretizar sua aliança com Adonai, e exatamente neste momento, ouve-se a Voz do Shofar, um instrumento que anuncia um pacto, uma aliança, anuncia um casamento e com certeza trás temor, não de medo ou pavor, mas de respeito à grandeza de Elohenu (Nosso D’us).

Revelação (Ap)1:10 Achei-me no Espírito no dia do Senhor;ouvi por trás de mim uma voz (Kol) como uma trombeta (Shofar)

O Shofar anuncia à Redenção (Restituição):
Lv25:8-9“Contarás sete semanas de anos, sete vezes sete anos, de maneira que os dias das sete semanas de anos te serão quarenta e nove anos. Então no mês sétimo, aos dez do mês, farás passar a (Trombeta Vibrante) Teruah Shofar, no Dia da Expiação (YOM KIPUR), fareis passar o Shofar por toda a vossa terra.

A Glória de HaShem se faz presente diante de todo o povo de Yisrael! A voz do Rei do Universo foi escutada fisicamente pelos filhos de Yisrael. E é perfeitamente compatível com os atributos da Onipotência do D’us de Yisrael, e atravessa os limites do sobrenatural para manifestar-se no natural.

Ex19:20 – 24

 v.20 Adonai desceu sobre o monte Sinai, no cume da montanha; e Moshé subiu.

v.21 Adonai disse a Moshé: Desça e advirta ao povo de não forçar o caminho ao encontro de Adonai para vê-lo; se eles fizerem, muitos perecerão.

v.22  Mesmo os Kohanim, aos quais se permite a aproximação de Adonai, devem manter-se sagrados;de outro modo Adonai pode voltar-se contra eles.

v.23 Moshé disse a Adonai: O povo não pode subir ao Monte Sinai, porque Tu nos ordenaste o estabelecimento de limites em torno da montanha e sua separação.

v.24 Adonai, porem, lhe respondeu: Vá, desça! A seguir volte com Aharon. Contudo não permita que os Kohanim e o povo forcem o caminho para se aproximarem de Adonai, ou Ele se voltará contra eles.


Podemos subir ao Monte de Adonai para adorá-lo? Sim! Temos um mediador, que é o nosso Mashiach Yeshua que intercede por nós.  E podemos ter acesso ao Santo dos santos e sentir a presença de D’us em nossas vidas. Ele nos dá a promessa de vida eterna quando somos salvos, livres da escravidão do pecado.

Jo17:3 E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por Único D’us verdadeiro e a Yeshua Há Mashiach a quem enviaste.

Conhecer – Yadá no hebraico é mais do que conhecimento intelectual. É um conhecimento intimo que resulta de uma relação intima.

 “E esta é a vida eterna: que tenham uma relação tão intima com o Pai, que sejam um com o Pai e também com o Mashiach Yeshua a quem Ele enviou!

Em Mt25:1-12   A Parábola das dez virgens

Existem dois grupos: cinco virgens prudentes e cinco virgens insensatas.

v.11 E depois chegaram também ás outras virgens dizendo; Senhor! Senhor! Abre-nos.

v.12 E Ele respondeu: Em verdade vos digo que vos não conheço (Yadá)

Estas cinco virgens não tiveram uma relação intima com Adonai e não puderam subir ao Monte Santo para ouvir a Sua Voz

 No judaísmo se ensina a relação entre D’us e o homem é feita em todos os níveis e dimensões possíveis e corresponde a cada uma das letras do Nome Sagrado de D’us. É entrar na plenitude de HaShem.

  Yod   י largura
      Hê            ה comprimento

     Vav       ו altura

     Hê       ה profundidade


 Ef3:14-19

   v.14  Por esse motivo, dobro meus joelhos perante o Pai

   v.15  de quem toda a pátria no céu e na terra recebe o nome

  v.16  Oro para que dos tesouros de Sua Gloria Ele lhes fortaleça o interior com o Seu Espírito.

v.17 para que o Messias possa viver em seu coração por meio da confiança de vocês. Também oro para que sejam enraizadas e fundamentadas no amor.

v.18 de forma que, com todo o povo de D’us, recebam o poder para entender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade do amor do Messias.

v.19 sim, conhecer esse amor, e, mesmo que ele esteja alem do conhecimento, que vocês sejam cheios deles em toda a plenitude de D’us.

Como posso ser cheio de toda a Plenitude do Espírito de D’us? E escutar a Sua voz e sentir a Sua presença?

1.      Buscar cada vez mais a santidade. Estando separados do mundo e d concupiscência da carne a cada dia em nossas vidas. Nós podemos vencer o mundo! Yeshua nos ensina!
2.      Ter uma relação intima com D’us e ter a Emunah do Mashiach Yeshua
3.      Seguir a Torah com todo o coração sem religiosidade e sim com espiritualidade.
4.      Amar a Eterno nosso D’us com todo o nosso coração e amar ao nosso próximo.

                            Shabat Shalom



Nenhum comentário:

Postar um comentário