Páginas

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

PARASHÁ 14     Vaerá “E Apareci” (E me Mostrei)

Ex6:2 – 9:35



Ex6: 2- 6

v.2  D’us falou com Mosheh, dizendo-lhes: Eu Sou Adonai.

v.3 Apareci a Avraham, Yitzhak e Yaakov como El Shaddai, apesar de não me ter feito conhecer a eles por meio do Meu Nome (Shem) YUD –HEH-VAV-HEH.

v.4  Também estabeleci com eles minha aliança para dar-lhes a terra de Kenaan, uma terra  em que eles peregrinaram e viveram como estrangeiros.

v.5 Além disso, ouvi o gemido do povo de Yisrael, o qual os egípcios mantêm a escravidão; e lembrei-me da Minha Aliança.

 Adonai diz no verso 3  “apesar de não me ter feito conhecer a eles por meio do Meu Shem. Aparentemente parece que O Senhor, não se fez conhecido aos Patriarcas.

Mas desde Gn2:4 O Nome do Senhor tem sido revelado. O Shem sobre todo o Nome YHVH   הוהי (Yod - Heh – Vav - Heh)
E os Patriarcas haviam recebido a tradição oral desde Adam (Gn4:1 ; 24:31). E encontramos também em Gn4:26 que os homens começaram a invocar o Nome YHVH.

Em Gn15:2 Avraham menciona o Shem (O Tetragrama) em sua oração. Logo está escrito que Avraham creu e lhe foi contado por Justiça (Gn15:6). E podemos confirmar com isso que os Patriarcas conheciam o Shem de Adonai.

Como podemos entender então esta palavra?   “não lhes fui perfeitamente conhecido” ou “apesar de não me ter feito conhecer”, em relação á qualidade de veracidade, pelo qual O Shem do Senhor é chamado “ o impronunciável” YHVH . Fiel para fazer com que Sua Palavra seja verificada e confirmada.

A promessa de Adonai dada ao povo de Yisrael ainda não havia sido cumprida na íntegra. E a revelação de um dos “Nomes” implica não somente o conhecimento de pronunciá-lo ou escrevê-lo. E sim a revelação de uma parte do Seu Caráter e a ação que vem com a expressão desse Caráter.



O Eterno se revela com diferentes Nomes

1.      YHVH  הוהי onde Ele, Bendito Seja!  se revelou a Moshé  como benevolente, misericordioso e Eterno. E em respeito á Sua imensa Santidade, O Tetragrama não é pronunciado nas orações ou durante a leitura da Torah, sendo substituído por Adonai (Senhor) ou HaShem (O Nome).

2.      ELOHIM (D’us) com o seu poder de Juiz e Soberano do Universo.

3.      EL SHADDAI - Todo Poderoso  ou Onipotente, quando realiza  milagres e atos sobrenaturais, como no período dos Patriarcas. A ação de Misericórdia não havia sido revelada em sua totalidade aos patriarcas e eles haviam conhecido ao Eterno com esse Shem (os milagres sobrenaturais da criação)

  
Moshé recebe esta revelação na sarça (arbusto) ardente Ex3: 1 – 6

   v.1   E Moshé tomava conta das ovelhas de Yitro, seu sogro, o sacerdote de Mydian. Ao conduzir o rebanho a uma parte distante do deserto, chegou á Montanha de D’us, ao Horev.

  v.2    O anjo de Adonai lhe apareceu em um fogo chamejante do meio de um arbusto. Ele olhou e viu que, apesar de o arbusto arder com o fogo, ele não era destruído pelo calor.

 v.3 Moshé disse:  “Vou aproximar-me e contemplar essa visão incrível e descobrir o motivo de o arbusto não ser destruído pelo calor.

 v.4  Quando Adonai viu que ele se aproximou para observar, D’us chamou-o do meio do arbusto: Moshé! Moshé! Ele respondeu: “Aqui estou”

v.5 Ele (Adonai) disse: Não chegue mais perto! Tire as sandálias de seus pés, pois,o lugar onde você  está é um lugar sagrado.

v.6 Eu Sou O D’us de seus pais, ele continuou, O D’us de Avraham, O D’us de Yitzhak e O D’us de Yaakov. Moshé cobriu o rosto, pois teve medo de olhar para D’us.

  E esta revelação recebida por Moshé, é a compaixão e misericórdia do Eterno. Os filhos de Yisrael necessitavam uma Redenção para sair do Egito. Quando o ser humano chega a uma situação de perigo, escravidão, pobreza, enfermidade e não tem meios para sair – necessita ser redimido desta situação. ]



O Eterno se apresenta como Redentor para tirar os filhos de Yisrael do Egito. E Moshé sabia e vivenciou quando entoou o seu cântico.

     Ex15:13    Em Teu amor,guiaste  o povo que resgataste; em Teu poder , Tu os guiaste à Tua Habitação Sagrada.

Em Ex3:7 -9

       v.7 Adonai disse: Vi como meu povo é oprimido no Egito e ouvi o seu clamor por libertação de seus capatazes,pois lhes conheço a dor.

      v.8   Desci para salva-los dos egípcios e tira-los desse país e levá-los a uma terra boa e ampla, uma terra onde sobejam leite e mel o local  [onde se encontram] o kena’ani, o hitti, o emori, o p’rizi, o hivi, e o y’vusi.

     v.9 Sim, o clamor do povo de Yisrael chegou até mim, e eu vi a violência com a qual os egípcios os  oprimem.


Os filhos de Yisrael eram escravos, não eram donos de si mesmo. Pertenciam temporariamente ao Faraó, ou se venderam (com a assimilação) ou foram forçados a serem escravos. E O Eterno não poderia tirá-los do Egito sem a permissão do Faraó.

 O Eterno ordenou e Moshé pediu ao Faraó que deixasse os filhos de Yisrael ir para celebrar festa ao Eterno.

Ex5:1 -2

v.1 Depois disso Moshé e Aharon chegaram e disseram ao Faraó: Eis que Adonai, o  D’us de Yisrael diz: Deixe meu povo ir, para que eles celebrem uma festa no deserto em minha honra.

v.2 No entanto o Faraó respondeu: Quem é Adonai, para que eu lhe obedeça quando Ele diz para deixar Yisrael partir? Não conheço Adonai e também não permitirei a partida de Yisrael.

 Se o povo de Yisrael saísse sem a permissão do Faraó, O Próprio Eterno estaria invalidando o princípio de autoridade que E        le mesmo estabeleceu. Moshé pediu permissão sete vezes. Mas sabemos que Elohim tinha total autoridade sobre o Faraó. Este poder temporário autoritário foi com a permissão de D’us, para cumprir os seus propósitos na vida de Moshé e o povo de Yisrael.

O principal propósito da missão de Moshé foi para julgar a autoridade do Faraó, que não havia respeitado as leis do Eterno. E as pragas vieram sobre os deuses do Egito e os Egípcios com uma total derrota. E da mesma forma O Eterno se manifestou em Seu Filho Yeshua, O Ungido (Mashiach) com os propósitos de julgar o príncipe do sistema mundial e seu povo, retirando os filhos de Yisrael da escravidão do pecado e da morte.



A importância do Nome (Shem) no contexto judaico


Em Yeshua é revelada a Justiça de Elohim e a Misericórdia de YHVH, O Eterno.

Ele veio no Nome de Adonai (YHWH)


Gn9:25-27

v.26 E disse (Noach): Bendito Seja O Senhor [Adonai], D’us de Sem [Shem]

Gn12:2  (para Avraham): Engrandecerei o teu Shem e no Seu Shem todas as famílias serão benditas.

Está muito claro que esta é uma passagem messiânica. Quem é o Shem? YESHUA

Em  Gn49:10   “ O Cetro não se arredará de Yehudah”

Yehuda = Yod - Hê – Dalet – Hê

 O Dalet está no nome de David de onde viria a realeza, uma profecia messiânica, O Shem profetizado em Gn3:15

Yeshua é o Shem, aquele que segura o cetro, o Leão da Tribo de Yehudah

O nome de Yeshua é formado pelas letras hebraicas: Yod – Shin –Vav-Ain

A palavra Yeshua – significa Salvação

No Siddur, o livro de Oração Judaica, encontraremos algumas variantes do Nome de Yeshua, quando eles clamam por salvação:

       Yeshuot - Sua Salvação
       Yeshuatô - Faz Salvação
       Yeshuatênu – Salvador Nosso
       Yeshuah – Salvar
       Yeshua - Salvação
      
A promessa de Redenção, que foi profetizada em Gn3:15, foi cumprida com a vinda de Yeshua, o nosso Messias e será plena em sua volta. Toda a Torah tem o seu cumprimento no Messias Yeshua. E certamente o plano diabólico de apagar da nossa memória o verdadeiro nome do Mashiach e substituir pelo nome de Jesus, que não tem essencia nem o significado profético. Podemos citar

Jr11:18-19

v.19  No entanto eu era como um cordeiro manso conduzido á morte;não sabia que eles planejavam esquemas contra mim – “Vamos destruir a árvore e seu fruto, e cortá-lo da terra dos viventes, para que seu nome (shem) seja esquecido”.

 “Manso Cordeiro levado ao matadouro [Yeshua O Cordeiro Imolado]. E não haja mais memória do Seu Nome”
Entendemos aqui um plano de Há Satan que nestes últimos tempos veio á luz, com a restauração do Nome do Filho de D’us, que foi dado a ele com um significado profético de salvação e redenção. O próprio Yeshua ordenou aos seus discípulos que pregassem as Boas Novas no seu Shem: YESHUA

Zc10:12   No entanto, fortalecerei Yisrael em Adonai, seguirão daqui para ali no Nome Dele.


O endurecimento do coração

  ב ל Lev(b) (coração)

 A palavra Lev (Leb) é formada pelas duas letras do alfabeto hebraico:
ל Lamed :  significa a ânsia do coração para interiorizar o conhecimento
    Número: 30
ב Bet: significa o propósito da Criação: uma morada para D’us neste mundo inferior
   Número: 2

Se formos ao livro de Devarim (Dt)6: 4 -5


 v.4  Shema Yisrael! Adonai Elohenu, Adonai Echad [Ouça, Yisrael!Adonai, Nosso D’us,Adonai é Um]
v.5   e ame Adonai seu D’us, com todo o seu coração (Lev), com todo o seu ser e com toda a sua capacidade.
v.6 Estas palavras, que ordeno a você hoje, estarão no seu coração;

Esta é uma oração que está no livro de Oração do povo de Yisrael, o Siddur, e tem que ser feita com Kavanah, com a alma e com o coração quebrantado.

Geralmente associamos o coração com as emoções; amor e bondade.

Ex7:3 (disse O Eterno a Moshé) Eu, porém, endurecerei o coração dele (do Faraó). Apesar de eu aumentar meus sinais e minhas maravilhas na terra do Egito

Como poderemos explicar o endurecimento do coração do Faraó?

O rabino Rashi observa que o Faraó teve cinco oportunidades para se arrepender (em relação ás cinco pragas). Mas endureceu o seu coração, e foi só depois disso que Adonai confirmou a decisão do Faraó, endurecendo o seu coração.

Um coração somente é endurecido quando se trata de um rebelde assumido. Mais O Eterno nos dá a livre escolha.

Adonai não endureceu literalmente o coração do Faraó. Quais foram os passos em relação á sua atitude baseada nesta livre escolha?

        Pode escolher diante da situação apresentada.
        Teve tempo suficiente na sua decisão.
         E teve também tempo para arrepender-se

 Sabemos que Adonai lhe deu todas as evidências do Seu Poder para que ele deixasse ir o povo de Yisrael. E isto não significa que a sua vontade fosse violada.  

            Mas a sua má decisão trouxe o endurecimento do coração.

Quando nos empenhamos em fazer a nossa própria vontade, o coração pode ser endurecido e podemos ser escravizados aos nossos erros e pecados.

   No Salmo51:1-2 (de David escrito após o seu adultério com Bat-Sheva) menciona três tipos distintos de violar a Aliança com o Eterno de Yisrael:

   v.1   Adonai em Tua Graça, tem misericórdia de mim; em Tua grande compaixão, apaga as minhas iniqüidades

  v.2   Lava-me completamente de minha culpa e limpa-me do meu pecado


 Pecado: Chet - errar o alvo; desobediência a D’us; fracassar ao relacionar-se com O Eterno de Yisrael

Iniqüidade: Awon (uma falha) – é desviar-se do caminho; ser pervertido; ter soberba no caráter; rejeitar o temor a D’us; gosta de andar errante e as conseqüências podem afetar á família e a Nação.


Transgressão: Pesha: rebelião; revolta; romper a Aliança com D’us rejeitando a Sua Autoridade.

Quando transgredimos, e não renunciamos e não confessamos com um profundo arrependimento, poderemos receber o Juízo Divino. Mais se fizermos o contrario, com o coração, em um profundo arrependimento podemos alcançar o perdão Divino.

Mais não podemos esquecer que Elohim é um Juiz Justo. E a Justiça faz parte da Sua Natureza. Ele também, Bendito Seja! É Misericordioso.

As súplicas do homem a Adonai e as promessas Divinas de Salvação, indicam a maneira de livrar-se da Iniqüidade.

O Rabi Akkiva disse: Tudo é previsto e o livre arbítrio é dado (Avot3:15)

O Faraó teve a livre escolha para o endurecimento do seu coração. Mais os Juizos Divinos são implacáveis diante da Rebelião (Pesha)

Quando o Egito foi derrotado, Elohim mostrou o Seu poder superior aos deuses do Egito.



Os Juízos Divinos contra os deuses do Egito



1.      Sangue Ex7:14-25  O Nilo contaminado durou sete dias.

   deuses
knun
guardião da fonte do rio Nilo
hapi
espírito do Nilo –deus crocodilo
osiria
onde o Nilo era a sua corrente sanguínea e vários peixes eram divindades.
Os magos imitaram a praga mais não puderam retirá-la
Atitude do Faraó: o seu coração endureceu. Ele não ouviu.
     

2.      Rãs Ex8:1-15

hapi
deus da fertilidade
heqt
deus da fertilidade
          Os magos imitaram a praga mais não puderam retirá-la
          Atitude do Faraó: chama Moshé e diz para ele retirar a praga e o seu povo iria oferecer sacrifícios a Adonai. Mais o seu coração endureceu e o Faraó não cumpriu a palavra.

3.      Pó e Piolhos Ex8:16-19
   
   
   seb
deus da terra
Os magos foram incapazes de lutar. Então eles atribuíram o dedo de D’us, O Elohim de Yisrael
Atitude do Faraó: o coração continuou endurecido


4.      Moscas Ex8:20-32
 

  deus
uatcht
deusa da mosca
Esta praga não afetou a Gosén, onde viviam os filhos de Yisrael
Atitude do Faraó: permite que o povo de Yisrael faça o seu sacrifício, somente dentro do Egito.


5.      Pestes dos animais domésticos Ex9:1-7

  deuses associados com touros e vacas
        ptah
       hathier
       mnevis
       amon
Os animais que habitavam em Gosén foram isentos
Atitude do Faraó: o coração continuou duro


6.      Úlceras nos egípcios e nos seus animais Ex9:8-12


sekmet
deusa das epidemias
serapis
 deusa da cura
imhotep
deusa da cura
Esta praga afetou a saúde pessoal dos egípcios, atingindo até os magos.
Atitude do Faraó: o seu coração continuou duro


7.      Granizo (saraiva)   Ex9:13-35  “Chuvas de Pedras”


 nut
deusa do céu
isis
deus da agricultura
steh
deus da agricultura
shu
deus da atmosfera
Gosén não foi tocada.
Atitude do Faraó: diz que pecou contra O D’us de Yisrael e pede que Moshé ore por ele e que os deixaria ir. Moshé cumpriu a palavra e cessou a praga. O faraó voltou atrás e endureceu mais ainda o seu coração (pois blasfemou, mentiu...)





Conclusão desta Parashá (Texto da TORAH VIVA – Kaplan)

Em Ex6:6-8 encontramos sete promessas do Eterno para o povo de Yisrael;


v.6  Portanto, dize aos israelitas (em Meu Nome), Eu Sou D’us. Eu tirarei vocês do trabalho forçado no Egito e livrarei  vocês da escravidão deles. Eu resgatarei vocês com uma demonstração do Meu poder, e com grandes atos de julgamento.

v.7  Eu tomarei vocês para Mim como uma nação, e Eu serei para vocês como um D’us. Vocês saberão que Eu Sou D’us, O Senhor (Adonai) de vocês. Aquele que está trazendo vocês sob o jugo dos egípcios.

v.8   Eu trarei vocês para a terra como referencia á qual Eu ergui a minha mão, (jurando) que Eu a daria a Avraham, Yitzhak e Yaakov. Eu a darei a vocês como herança. Eu Sou D’us.
 Nestes textos encontramos sete promessas: as quatro primeiras estão relacionadas com os cálices que se bebem na celebração de Pesach.

                          
    TIRAREI  
1ª Taça Kidush (santificação)
    LIVRAREI
2ª Taça Juízo
    RESGATAREI
3ª Taça Redenção ou Benção
    TOMAREI
4ª Taça     Louvor
      EU SEREI O SEU D’US
    Eloah
    TRAREI
    Á Terra
    DAREI
 A terra prometida (Herança)




                                                                          Shabat Shalom

Um comentário: