PARASHÁ 14 Vaerá “E Apareci” (E me Mostrei)
Ex6:2 – 9:35
Ex6: 2- 6
v.2 D’us falou com Mosheh, dizendo-lhes: Eu Sou Adonai.
v.3 Apareci a Avraham, Yitzhak e Yaakov como El Shaddai, apesar de não me ter feito conhecer a eles por meio do Meu Nome (Shem) YUD –HEH-VAV-HEH.
v.4 Também estabeleci com eles minha aliança para dar-lhes a terra de Kenaan, uma terra em que eles peregrinaram e viveram como estrangeiros.
v.5 Além disso, ouvi o gemido do povo de Yisrael, o qual os egípcios mantêm a escravidão; e lembrei-me da Minha Aliança.
Adonai diz no verso 3 “apesar de não me ter feito conhecer a eles por meio do Meu Shem. Aparentemente parece que O Senhor, não se fez conhecido aos Patriarcas.
Mas desde Gn2:4 O Nome do Senhor tem sido revelado. O Shem sobre todo o Nome YHVH הוהי (Yod - Heh – Vav - Heh)
E os Patriarcas haviam recebido a tradição oral desde Adam (Gn4:1 ; 24:31). E encontramos também em Gn4:26 que os homens começaram a invocar o Nome YHVH.
Em Gn15:2 Avraham menciona o Shem (O Tetragrama) em sua oração. Logo está escrito que Avraham creu e lhe foi contado por Justiça (Gn15:6). E podemos confirmar com isso que os Patriarcas conheciam o Shem de Adonai.
Como podemos entender então esta palavra? “não lhes fui perfeitamente conhecido” ou “apesar de não me ter feito conhecer”, em relação á qualidade de veracidade, pelo qual O Shem do Senhor é chamado “ o impronunciável” YHVH . Fiel para fazer com que Sua Palavra seja verificada e confirmada.
A promessa de Adonai dada ao povo de Yisrael ainda não havia sido cumprida na íntegra. E a revelação de um dos “Nomes” implica não somente o conhecimento de pronunciá-lo ou escrevê-lo. E sim a revelação de uma parte do Seu Caráter e a ação que vem com a expressão desse Caráter.
O Eterno se revela com diferentes Nomes
1. YHVH הוהי onde Ele, Bendito Seja! se revelou a Moshé como benevolente, misericordioso e Eterno. E em respeito á Sua imensa Santidade, O Tetragrama não é pronunciado nas orações ou durante a leitura da Torah, sendo substituído por Adonai (Senhor) ou HaShem (O Nome).
2. ELOHIM (D’us) com o seu poder de Juiz e Soberano do Universo.
3. EL SHADDAI - Todo Poderoso ou Onipotente, quando realiza milagres e atos sobrenaturais, como no período dos Patriarcas. A ação de Misericórdia não havia sido revelada em sua totalidade aos patriarcas e eles haviam conhecido ao Eterno com esse Shem (os milagres sobrenaturais da criação)
Moshé recebe esta revelação na sarça (arbusto) ardente Ex3: 1 – 6
v.1 E Moshé tomava conta das ovelhas de Yitro, seu sogro, o sacerdote de Mydian. Ao conduzir o rebanho a uma parte distante do deserto, chegou á Montanha de D’us, ao Horev.
v.2 O anjo de Adonai lhe apareceu em um fogo chamejante do meio de um arbusto. Ele olhou e viu que, apesar de o arbusto arder com o fogo, ele não era destruído pelo calor.
v.3 Moshé disse: “Vou aproximar-me e contemplar essa visão incrível e descobrir o motivo de o arbusto não ser destruído pelo calor.
v.4 Quando Adonai viu que ele se aproximou para observar, D’us chamou-o do meio do arbusto: Moshé! Moshé! Ele respondeu: “Aqui estou”
v.5 Ele (Adonai) disse: Não chegue mais perto! Tire as sandálias de seus pés, pois,o lugar onde você está é um lugar sagrado.
v.6 Eu Sou O D’us de seus pais, ele continuou, O D’us de Avraham, O D’us de Yitzhak e O D’us de Yaakov. Moshé cobriu o rosto, pois teve medo de olhar para D’us.
E esta revelação recebida por Moshé, é a compaixão e misericórdia do Eterno. Os filhos de Yisrael necessitavam uma Redenção para sair do Egito. Quando o ser humano chega a uma situação de perigo, escravidão, pobreza, enfermidade e não tem meios para sair – necessita ser redimido desta situação. ]
O Eterno se apresenta como Redentor para tirar os filhos de Yisrael do Egito. E Moshé sabia e vivenciou quando entoou o seu cântico.
Ex15:13 Em Teu amor,guiaste o povo que resgataste; em Teu poder , Tu os guiaste à Tua Habitação Sagrada.
Em Ex3:7 -9
v.7 Adonai disse: Vi como meu povo é oprimido no Egito e ouvi o seu clamor por libertação de seus capatazes,pois lhes conheço a dor.
v.8 Desci para salva-los dos egípcios e tira-los desse país e levá-los a uma terra boa e ampla, uma terra onde sobejam leite e mel o local [onde se encontram] o kena’ani, o hitti, o emori, o p’rizi, o hivi, e o y’vusi.
v.9 Sim, o clamor do povo de Yisrael chegou até mim, e eu vi a violência com a qual os egípcios os oprimem.
Os filhos de Yisrael eram escravos, não eram donos de si mesmo. Pertenciam temporariamente ao Faraó, ou se venderam (com a assimilação) ou foram forçados a serem escravos. E O Eterno não poderia tirá-los do Egito sem a permissão do Faraó.
O Eterno ordenou e Moshé pediu ao Faraó que deixasse os filhos de Yisrael ir para celebrar festa ao Eterno.
Ex5:1 -2
v.1 Depois disso Moshé e Aharon chegaram e disseram ao Faraó: Eis que Adonai, o D’us de Yisrael diz: Deixe meu povo ir, para que eles celebrem uma festa no deserto em minha honra.
v.2 No entanto o Faraó respondeu: Quem é Adonai, para que eu lhe obedeça quando Ele diz para deixar Yisrael partir? Não conheço Adonai e também não permitirei a partida de Yisrael.
Se o povo de Yisrael saísse sem a permissão do Faraó, O Próprio Eterno estaria invalidando o princípio de autoridade que E le mesmo estabeleceu. Moshé pediu permissão sete vezes. Mas sabemos que Elohim tinha total autoridade sobre o Faraó. Este poder temporário autoritário foi com a permissão de D’us, para cumprir os seus propósitos na vida de Moshé e o povo de Yisrael.
O principal propósito da missão de Moshé foi para julgar a autoridade do Faraó, que não havia respeitado as leis do Eterno. E as pragas vieram sobre os deuses do Egito e os Egípcios com uma total derrota. E da mesma forma O Eterno se manifestou em Seu Filho Yeshua, O Ungido (Mashiach) com os propósitos de julgar o príncipe do sistema mundial e seu povo, retirando os filhos de Yisrael da escravidão do pecado e da morte.
A importância do Nome (Shem) no contexto judaico
Em Yeshua é revelada a Justiça de Elohim e a Misericórdia de YHVH, O Eterno.
Ele veio no Nome de Adonai (YHWH)
Gn9:25-27
v.26 E disse (Noach): Bendito Seja O Senhor [Adonai], D’us de Sem [Shem]
Gn12:2 (para Avraham): Engrandecerei o teu Shem e no Seu Shem todas as famílias serão benditas.
Está muito claro que esta é uma passagem messiânica. Quem é o Shem? YESHUA
Em Gn49:10 “ O Cetro não se arredará de Yehudah”
Yehuda = Yod - Hê – Dalet – Hê
O Dalet está no nome de David de onde viria a realeza, uma profecia messiânica, O Shem profetizado em Gn3:15
Yeshua é o Shem, aquele que segura o cetro, o Leão da Tribo de Yehudah
O nome de Yeshua é formado pelas letras hebraicas: Yod – Shin –Vav-Ain
A palavra Yeshua – significa Salvação
No Siddur, o livro de Oração Judaica, encontraremos algumas variantes do Nome de Yeshua, quando eles clamam por salvação:
Yeshuot - Sua Salvação
Yeshuatô - Faz Salvação
Yeshuatênu – Salvador Nosso
Yeshuah – Salvar
Yeshua - Salvação
A promessa de Redenção, que foi profetizada em Gn3:15, foi cumprida com a vinda de Yeshua, o nosso Messias e será plena em sua volta. Toda a Torah tem o seu cumprimento no Messias Yeshua. E certamente o plano diabólico de apagar da nossa memória o verdadeiro nome do Mashiach e substituir pelo nome de Jesus, que não tem essencia nem o significado profético. Podemos citar
Jr11:18-19
v.19 No entanto eu era como um cordeiro manso conduzido á morte;não sabia que eles planejavam esquemas contra mim – “Vamos destruir a árvore e seu fruto, e cortá-lo da terra dos viventes, para que seu nome (shem) seja esquecido”.
“Manso Cordeiro levado ao matadouro [Yeshua O Cordeiro Imolado]. E não haja mais memória do Seu Nome”
Entendemos aqui um plano de Há Satan que nestes últimos tempos veio á luz, com a restauração do Nome do Filho de D’us, que foi dado a ele com um significado profético de salvação e redenção. O próprio Yeshua ordenou aos seus discípulos que pregassem as Boas Novas no seu Shem: YESHUA
Zc10:12 No entanto, fortalecerei Yisrael em Adonai, seguirão daqui para ali no Nome Dele.
O endurecimento do coração
ב ל Lev(b) (coração)
A palavra Lev (Leb) é formada pelas duas letras do alfabeto hebraico:
ל Lamed : significa a ânsia do coração para interiorizar o conhecimento
ל Lamed : significa a ânsia do coração para interiorizar o conhecimento
Número: 30
ב Bet: significa o propósito da Criação: uma morada para D’us neste mundo inferior
Número: 2
Se formos ao livro de Devarim (Dt)6: 4 -5
v.4 Shema Yisrael! Adonai Elohenu, Adonai Echad [Ouça, Yisrael!Adonai, Nosso D’us,Adonai é Um]
v.5 e ame Adonai seu D’us, com todo o seu coração (Lev), com todo o seu ser e com toda a sua capacidade.
v.6 Estas palavras, que ordeno a você hoje, estarão no seu coração;
Esta é uma oração que está no livro de Oração do povo de Yisrael, o Siddur, e tem que ser feita com Kavanah, com a alma e com o coração quebrantado.
Geralmente associamos o coração com as emoções; amor e bondade.
Ex7:3 (disse O Eterno a Moshé) Eu, porém, endurecerei o coração dele (do Faraó). Apesar de eu aumentar meus sinais e minhas maravilhas na terra do Egito
Como poderemos explicar o endurecimento do coração do Faraó?
O rabino Rashi observa que o Faraó teve cinco oportunidades para se arrepender (em relação ás cinco pragas). Mas endureceu o seu coração, e foi só depois disso que Adonai confirmou a decisão do Faraó, endurecendo o seu coração.
Um coração somente é endurecido quando se trata de um rebelde assumido. Mais O Eterno nos dá a livre escolha.
Adonai não endureceu literalmente o coração do Faraó. Quais foram os passos em relação á sua atitude baseada nesta livre escolha?
Pode escolher diante da situação apresentada.
Teve tempo suficiente na sua decisão.
E teve também tempo para arrepender-se
Sabemos que Adonai lhe deu todas as evidências do Seu Poder para que ele deixasse ir o povo de Yisrael. E isto não significa que a sua vontade fosse violada.
Mas a sua má decisão trouxe o endurecimento do coração.
Quando nos empenhamos em fazer a nossa própria vontade, o coração pode ser endurecido e podemos ser escravizados aos nossos erros e pecados.
No Salmo51:1-2 (de David escrito após o seu adultério com Bat-Sheva) menciona três tipos distintos de violar a Aliança com o Eterno de Yisrael:
v.1 Adonai em Tua Graça, tem misericórdia de mim; em Tua grande compaixão, apaga as minhas iniqüidades
v.2 Lava-me completamente de minha culpa e limpa-me do meu pecado
Pecado: Chet - errar o alvo; desobediência a D’us; fracassar ao relacionar-se com O Eterno de Yisrael
Iniqüidade: Awon (uma falha) – é desviar-se do caminho; ser pervertido; ter soberba no caráter; rejeitar o temor a D’us; gosta de andar errante e as conseqüências podem afetar á família e a Nação.
Transgressão: Pesha: rebelião; revolta; romper a Aliança com D’us rejeitando a Sua Autoridade.
Quando transgredimos, e não renunciamos e não confessamos com um profundo arrependimento, poderemos receber o Juízo Divino. Mais se fizermos o contrario, com o coração, em um profundo arrependimento podemos alcançar o perdão Divino.
Mais não podemos esquecer que Elohim é um Juiz Justo. E a Justiça faz parte da Sua Natureza. Ele também, Bendito Seja! É Misericordioso.
As súplicas do homem a Adonai e as promessas Divinas de Salvação, indicam a maneira de livrar-se da Iniqüidade.
O Rabi Akkiva disse: Tudo é previsto e o livre arbítrio é dado (Avot3:15)
O Faraó teve a livre escolha para o endurecimento do seu coração. Mais os Juizos Divinos são implacáveis diante da Rebelião (Pesha)
Quando o Egito foi derrotado, Elohim mostrou o Seu poder superior aos deuses do Egito.
Os Juízos Divinos contra os deuses do Egito
1. Sangue Ex7:14-25 O Nilo contaminado durou sete dias.
deuses
knun | guardião da fonte do rio Nilo |
hapi | espírito do Nilo –deus crocodilo |
osiria | onde o Nilo era a sua corrente sanguínea e vários peixes eram divindades. |
Os magos imitaram a praga mais não puderam retirá-la
Atitude do Faraó: o seu coração endureceu. Ele não ouviu.
2. Rãs Ex8:1-15
hapi | deus da fertilidade |
heqt | deus da fertilidade |
Os magos imitaram a praga mais não puderam retirá-la
Atitude do Faraó: chama Moshé e diz para ele retirar a praga e o seu povo iria oferecer sacrifícios a Adonai. Mais o seu coração endureceu e o Faraó não cumpriu a palavra.
3. Pó e Piolhos Ex8:16-19
seb | deus da terra |
Os magos foram incapazes de lutar. Então eles atribuíram o dedo de D’us, O Elohim de Yisrael
Atitude do Faraó: o coração continuou endurecido
4. Moscas Ex8:20-32
deus
uatcht | deusa da mosca |
Esta praga não afetou a Gosén, onde viviam os filhos de Yisrael
Atitude do Faraó: permite que o povo de Yisrael faça o seu sacrifício, somente dentro do Egito.
5. Pestes dos animais domésticos Ex9:1-7
deuses associados com touros e vacas
ptah |
hathier |
mnevis |
amon |
Os animais que habitavam em Gosén foram isentos
Atitude do Faraó: o coração continuou duro
6. Úlceras nos egípcios e nos seus animais Ex9:8-12
sekmet | deusa das epidemias |
serapis | deusa da cura |
imhotep | deusa da cura |
Esta praga afetou a saúde pessoal dos egípcios, atingindo até os magos.
Atitude do Faraó: o seu coração continuou duro
7. Granizo (saraiva) Ex9:13-35 “Chuvas de Pedras”
nut | deusa do céu |
isis | deus da agricultura |
steh | deus da agricultura |
shu | deus da atmosfera |
Gosén não foi tocada.
Atitude do Faraó: diz que pecou contra O D’us de Yisrael e pede que Moshé ore por ele e que os deixaria ir. Moshé cumpriu a palavra e cessou a praga. O faraó voltou atrás e endureceu mais ainda o seu coração (pois blasfemou, mentiu...)
Conclusão desta Parashá (Texto da TORAH VIVA – Kaplan)
Em Ex6:6-8 encontramos sete promessas do Eterno para o povo de Yisrael;
v.6 Portanto, dize aos israelitas (em Meu Nome), Eu Sou D’us. Eu tirarei vocês do trabalho forçado no Egito e livrarei vocês da escravidão deles. Eu resgatarei vocês com uma demonstração do Meu poder, e com grandes atos de julgamento.
v.7 Eu tomarei vocês para Mim como uma nação, e Eu serei para vocês como um D’us. Vocês saberão que Eu Sou D’us, O Senhor (Adonai) de vocês. Aquele que está trazendo vocês sob o jugo dos egípcios.
v.8 Eu trarei vocês para a terra como referencia á qual Eu ergui a minha mão, (jurando) que Eu a daria a Avraham, Yitzhak e Yaakov. Eu a darei a vocês como herança. Eu Sou D’us.
Nestes textos encontramos sete promessas: as quatro primeiras estão relacionadas com os cálices que se bebem na celebração de Pesach.
TIRAREI | 1ª Taça Kidush (santificação) |
LIVRAREI | 2ª Taça Juízo |
RESGATAREI | 3ª Taça Redenção ou Benção |
TOMAREI | 4ª Taça Louvor |
EU SEREI O SEU D’US | Eloah |
TRAREI | Á Terra |
DAREI | A terra prometida (Herança) |
Shabat Shalom
E acerca das demais pragas, quais foram as divindades humilhadas?
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