Páginas

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

        PARASHÁ 13  - SHEMOT  “ Estes são os Nomes”



Ex1:1 – 6:1


 O nome Shemot (Shem) foi dado pelos rabinos, porque dá realce e ênfase na continuidade. Na Septuaginta LXX, tradução da TANACH para o grego, é utilizada a palavra Êxodo, que significa “Saída” (do povo de Israel do Egito). Este titulo escolhido cria uma ruptura, uma interrupção, que quebra e produz a fratura do relato das genealogias, que dá continuidade á historia do povo de Yisrael.

Ex1:1 – 7

v.1 Estes são os nomes dos filhos de Yisrael que entraram no Egito com Yaakov; cada homem veio com a sua casa:

v.2 Rueven, Shimon, Levi, Yehuda

v.3 Yissakhar, Zevulom, Binyamin

v.4 Dan, Neftali,Gad e Asher

v.5 Ao todo, havia setenta descendentes de Yaakov; Yosef estava no Egito.

v.6 Yosef morreu, bem como todos os seus irmãos e toda a sua geração.

v.7  Os descendentes de Yisrael,foram férteis, aumentaram muito em numero, multiplicaram-se e cresceram poderosamente; a terra encheu-se deles.


Qual era a situação do povo de Yisrael no Egito?

Converteu-se em um grande povo, que são cumprimentos das promessas dadas a Avram (e posteriormente Avraham)

 Gn12:2ª   “ de ti farei uma grande nação”

Gn18:18ª   “visto que Avraham se tornará, com certeza, uma nação grande e forte”

Gn22:17ª   “ com toda certeza eu o abençoarei; e também multiplicarei seus descendentes como as estrelas do céu ou os grãos de areia do litoral.






Os filhos de Yisrael no tempo de Yosef tinham privilégios e cuidados do Faraó. Tendo chegado a numero de setenta pessoas, se multiplicaram a 600.000.

 Mas Adonai revelou a Avraham em:

 Gn15:13 “   saiba disto com certeza: seus descendentes serão estrangeiros em uma terra que não lhes pertence. Eles se tornarão escravos e oprimidos

O declínio dos privilégios recebidos por Yisrael no Egito começou a partir do momento em que a presença de Yosef toda a sua geração já não estava entre eles.

Ex1:6-12

v.6  Yosef morreu,bem como todos os seus irmãos e toda a sua geração.

v.7  Os descendentes  de Yisrael foram férteis , aumentaram muito em número,multiplicaram-se e cresceram poderosamente; a terra encheu-se deles.

v.8 Então subiu um novo rei no Egito. Ele não sabia nada a respeito de Yosef,

v.9 e disse ao seu povo: Vejam os descendentes de Yisrael tornaram-se um povo muito numeroso e poderoso para nós.

v.10 Venham, usemos de sabedoria para lidar com eles. De outro modo, eles continuarão a multiplicar-se; e em caso de guerra, eles podem aliar-se a nossos inimigos, lutar contra nós e deixar a terra de uma vez.

v.11  Por isso, impuseram-lhes capatazes para oprimi-los com trabalhos forçados e eles construíram para o faraó as cidades armazéns de Pitom e Ramsés.

v.12   Contudo,quanto mais os egípcios os oprimiam, mais eles se multiplicavam e cresciam, até que os egípcios  ficaram com medo do povo de Yisrael.

No versículo sete, está escrito que “a terra encheu-se deles” e podemos explicar da seguinte maneira: a terra de Gosén, região concedida á família de Yaakov segundo o acordo concluído com o faraó, eles deveriam habitar á margem do rio Nilo.

Observamos aqui uma controvérsia com “a terra encheu-se deles”, ou seja, povoavam além do concedido. Depois do desaparecimento da primeira geração, eles infringiram a ordem dada por Yaakov de permanecer em Gosén (certamente para não assimilar a cultura pagã egípcia). E com exceção dos filhos de Levi, eles abandonaram a maior parte dos seus costumes e tradições e começaram a assimilar as abominações egípcias, que foi a fusão cultural, mesmo sendo fisicamente numeroso

A palavra fusão significa a passagem de um corpo sólido ao estado líquido, sob a ação do calor. E este calor foi produzido pelo fogo estranho dos deuses egípcios.



Está muito claro a má intenção da Zerá raá (semente do mal), Há Satan na figura do Faraó, de destruir ao povo escolhido de Adonai, através da assimilação para fazer-los seus escravos. Mais este povo recebeu a promessa e eram propriedade do Todo Poderoso, de Há Shem. E existia no meio da abominação um remanescente fiel.


Esta livre escolha passaria pelo crivo das provações oferecidas pelo Faraó e os Egípcios certamente com o consentimento do Eterno de Yisrael. E Elohim permitiu uma hostilidade sem limites da parte deles.

Ex1:13-14

v.13  e os fizeram trabalhar sem descanso,

v.14 tornando-lhes a vida amarga com o trabalho árduo – procurar argila, fazer tijolos, todos os tipos de trabalho do campo; e em todo esse trabalho duro não foram misericordiosos com eles.


Mais diante desta opressão e sofrimento os filhos de Yisrael gemiam e clamavam. E este sofrido e  fiel clamor subiu aos céus e tocou o Trono de Misericórdia.

Dt7: 6-8ª

v.6  Pois vocês são o povo separado(santo) para Adonai seu D’us. Adonai seu D’us os escolheu dentre todos os povos da face da terra para ser seu tesouro exclusivo.

v.7  Adonai não pôs o coração sobre vocês nem o escolheu por serem mais numerosos que qualquer outro povo – ao contrário, vocês eram o menor dentre os povos.

v.8  Em vez disso pelo fato de Adonai os ter amado,  e por ter desejado guardar o juramento feito aos seus antepassados, Adonai os tirou com mão forte redimiu da vida de escravidão sob a mão do faraó, rei do Egito.

Havia um remanescente fiel, que clamava a Adonai a sua libertação, o jugo da escravidão. E Adonai traçou o plano libertador que seria pela livre escolha mediante á ação da parte do povo de Yisrael para deixar o Egito.

 E Moshé é levantado e cuidado desde o ventre da sua mãe para executar, liderando este plano de libertação divina.

Quem é Moshé?

 Da tribo de Levi, filho de Anrão, neto de Levi, família de sacerdotes de Adonai. A sua mãe também era da tribo de Levi.

Ele é um quadro profético do Mashiach o qual podemos observar a raiz dos dois nomes:

O nome Moshé vem da mesma raiz de Mashiach cuja raiz vem da palavra Mashá: tirar, fazer sair, extrair e salvar

Como podemos confirmar este paralelo na Torah?

1.      Moshé nasceu em uma situação de perigo e tinha que ser escondido

Ex1:22  Então Faraó deu a seguinte ordem a todo o seu povo: “Todo menino recém-nascido deve ser jogado no rio; mas deixem vivas todas as meninas.

Ex2:3 Não podendo mais acobertá-lo pegou uma cesta de papiro, cobriu-a com argila  alcatrão, deitou nela o filho e colocou-a entre os juncos da margem do rio.

2.      Da mesma maneira Yeshua quando nasceu houve ameaça de morte do rei Herodes.

Mt2:13 Depois que partiram, um anjo de Adonai apareceu a Yosef em um sonho e lhe disse; “Levante-se, pegue o menino e a sua mãe, e fuja para o Egito. Fique lá até que eu lhe diga para partir. Herodes procura o menino para matá-lo.

  Hb11:24-27 

     v.24   Pela confiança (Fé- Emunah),Moshé depois de ter crescido recusou ser chamado filho da filha do Faraó.

     v.25   Preferiu ser maltratado com o povo de Adonai a desfrutar dos prazeres os prazeres momentâneos  do pecado.

    v.26 Considerou a desonra sofrida, por amor do Mashiach, riqueza maior que os tesouros do Egito por manter os olhos fixos na recompensa.

   v.27  Pela confiança, saiu do Egito, não temendo a ira do rei; perseverou como quem vê o invisível


3.      Moshé foi rejeitado pelo seu povo Ex2:14ª Quem te pôs príncipe e juiz sobre nós?

4.      E Yeshua foi rejeitado pelos seus.

5.      Moshé foi enviado para enfrentar-se diretamente com o Faraó (Há Satan) e destruir o seu poder. Ex3:10  Portanto venha agora; e eu o enviarei ao faraó para que você guie o meu povo, os descendentes de Yisrael para fora do Egito.


6.      E da mesma forma O Mashiach Yeshua nos liberta do poder de Há Satan.  

7.      A Moshé foi revelado o Nome (Shem) de Adonai. Ex3: 13-15

    v.13    Moshé disse a Adonai: Quando eu aparecer diante do povo de Yisrael e lhes disser: O D’us de seus ancestrais enviou-me a vocês; e eles me perguntarem: Qual é o Nome Dele? O que eu lhes direi?

    v.14   Adonai disse a Moshé:  Ehyeh Asher Ehyeh (Eu Sou/ Serei o que Sou/ Serei, e acrescentou: “Eis o que você deve dizer ao povo de Yisrael: Ehyeh [ Eu Sou/Eu Serei) enviou-me a vocês.


  v.15   Além disso, Adonai disse a Moshé: Diga  isto ao povo de Yisrael: Yud-Heh-Vav-Heh (Adonai), o D’us de seus pais, O D’us de Avraham, O D’us de Yitzhak e o D’us de Yaakov enviou-me a vocês. Este é o Meu Nome (Shem) para sempre; desejo ser lembrado dessa forma, geração após geração.
   
 Quando Moshé recebeu o chamado de ir ao seu povo, ele quis saber o Nome de Adonai, Bendito Seja! e possivelmente os filhos de Yisrael conheciam o Shem de Adonai. (Há Shem). E ao escutarem o Nome de Adonai, pronunciado por Moshé eles reconheceram que verdadeiramente ele havia conhecido O Santo de Yisrael, O Nosso D’us Todo Poderoso.

O Nome de Adonai que aparece neste capítulo três é Elohim, “D’us de Justiça”. Pois a sua missão era julgar ao Egito por causa da sua excessiva crueldade. No entanto quando Ele se revela para Moshé nos versos 2,4 e 7, Ele é o Eterno Ele é Adonai. Ele é o Senhor que é o Nome que denota Misericórdia Divina, demonstrando assim, que a Sua intenção era redimir a Yisrael.

O Shem YHWH nos dá a entender a vida independente e necessária de HaShem em contraste com a vida de todos os seres criados que é dependente. Permite-nos ver que Adonai é exatamente o que ELE É. Com poder supremo e imutável e a sua forma implica uma dupla missão do SER ABSOLUTO que se afirma: EU SOU ou EU SEREI  [ Eu Sou o que tu queres que Eu Seja]
No hebraico a palavra “Asher” é a afirmação do SER referindo-se á totalidade do real do CRIADOR e criatura. Desse modo o homem é uma réplica, feito á Sua Imagem e Semelhança (de Adonai).

  Yeshua veio no Nome de Adonai (YHWH)


Jo12:13  Tomaram ramos de palmeiras e saíram ao seu encontro clamando: Hosana! Bendito é o que vem em Nome de Adonai! E que é Rei de Yisrael.

 No hebraico: Hoshianá! Baruch Habá Be Shem Adonai, Be Shem YHWH! Melech Yisrael.






O nosso Mashiach Yeshua não veio em seu próprio nome e sim no nome do Pai, de Adonai. E veio para dar a conhecer o Seu Shem (Nome).

Jo17:6ª e 26

v.6ª Manifesta o Teu Shem aos homens que me deste do  mundo.

v.26  Eu lhes fiz conhecer o Teu Shem  e ainda farei conhecer.


 O processo do crescimento de Moshé começou no Bamidbar (no deserto)

   Ex2:11 – 15    Moshé tornou-se homem e saiu para visitar (conhecer) os seus familiares  e os observou fazendo trabalho forçado e pesado, quando e viu a um egípcio maltratando a um hebreu,  sangue do seu sangue, atitude  qual o levou a matar o egípcio para defender ao hebreu como ele. Ao passar todo este episodio, ele temeu aos egípcios pelo crime cometido. O Faraó ao interar-se, mandou executar a Moshé, que fugiu para a terra de Mydian, passando pelo deserto.

Quantos de nós passamos por algum deserto ou vários desertos durante ás nossas vidas?
Nesta Parashá a palavra Midbar (deserto) é mencionada cinco vezes:



Ex3:1   E Moshé tomava conta das ovelhas de Yitro, seu sogro, o sacerdote de Midyan. Ao conduzir o rebanho a uma parte distante do deserto, chegou à montanha de D’us, ao Horev.

 Ex3:18   Adonai o D’us dos hebreus, encontrou-se conosco. Agora por favor, permita-nos fazer uma jornada de três dias ao deserto; para que nós façamos sacrifícios a Adonai, nosso D’us.

Ex4:27    Adonai disse a Aharon: Vá ao deserto para encontrar-se com Moshé. Ele foi, encontrou-o na montanha de D’us e o beijou.

Ex5:1    Depois disso, Moshé e Aharon chegaram e disseram ao faraó: Eis que Adonai, O D’us de Yisrael diz: Deixe meu povo ir, para que eles celebrem uma festa no deserto em minha honra

Ex5:3   Eles disseram: O D’us dos hebreus encontrou-se conosco. Por favor, deixe-nos ir ao deserto em uma jornada de três dias, para que ofereçamos sacrifícios a Adonai nosso D’us.

O deserto é um lugar de suma importância. A palavra que a Torah usa para deserto é: Midbar  que significa: deserto,estepe e conversação



 A palavra deserto possui uma forte concentração de significado teológico em toda a Bíblia. Para entender o seu sentido é preciso partir do seu conceito geográfico. O deserto é, primeiramente, descrito como um lugar terrível (Dt1.19), de estepes e barrancos, seco e escuro que ninguém atravessa e habita (Jr2.6) e, também, ermo e solitário (Ez6.14). Apesar dessas conotações negativas, a história salvífica de Adonai teve como palco principal o deserto.

Midbar (deserto) não é um lugar sem vegetação, e sim um lugar de pasto ou de refúgio dos animais, fora da cidade, uma estepe onde muitas vezes encontramos covas. Um lugar onde podemos conversar a sós com O Eterno de Yisrael.

Durante o nosso caminhar com o Eterno, Ele nos leva a este Midbar um, duas ou várias vezes. E este deserto pode ser muito profundo, caloroso, com serpentes e escorpiões. E quando não existe a Emunah suficiente podemos morrer neste deserto.

Yeshua foi levado ao Midbar pelo Ruach Há Kodesh e saiu vitorioso! Lc4:1-12 (meditar nesta Palavra de Vida)

1.      O Midbar é um lugar de tratamento e de passagem: para ser tentado e humilhado; para aprender a depender do Eterno; para alcançar algo melhor além do Midbar.
2.      O Midbar é um lugar de encontro: Entre Adonai e o homem para receber a Palavra Divina no nosso coração e conhecer a HaShem; para receber e renovar o chamado Divino com uma visão para o futuro; para receber uma revelação de quem é Ele, O nosso Adonai ; para ser um canal para os seus milagres.
3.      O Midbar é um lugar de festa: com sacrifício: de si mesmo, dos nossos bens; com benefício: para HaShem.

No Midbar os propósitos de Adonai serão cumpridos em nós:
1.       Pois aprendemos a obediência por meio do sofrimento. Hb5:8  Embora  fosse o  Filho, aprendeu a obedecer por meio dos sofrimentos.
2.      O nosso caráter será moldado segundo o caráter do nosso Mashiach Yeshua. Rm8:28-29
v.28 Além disso, sabemos que Adonai faz todas as coisas cooperarem para o bem de quem o ama e é chamado de acordo com o seu propósito.
v.29  Pois aqueles que conheceu de antemão também determinou que se conformassem ao padrão(imagem) do Seu Filho, para que ele possa ser o primogênito entre muitos irmãos.

3.      É onde os nossos inimigos são derrotados: no mundo, onde os prazeres já não têm valor. E na carne, onde aprendemos a nos submeter.  1Pe4:1-2  Portanto,uma vez que o Messias sofreu fisicamente, armem-se também do mesmo propósito .pois todo aquele que sofreu fisicamente rompeu com o pecado. Com o resultado de que ele viverá o restante de sua vida terrena não mais controlado por desejos humanos, mas pela vontade de Hashem.

4.       Devemos ter um caráter aprovado Tg (Yaakov)1:2-4 Considerem motivo de alegria, meus irmãos, quando vocês enfrentam diversas tentações. Porque sabem que o teste de sua confiança produz perseverança. Deixem a perseverança completar a sua tarefa, para que vocês se tornem maduros e íntegros e faltosos de nada.


              Shabat Shalom! Que a Torah esteja escrita nos nossos corações circuncisos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário