PARASHÁ 13 - SHEMOT “ Estes são os Nomes”
Ex1:1 – 6:1
O nome Shemot (Shem) foi dado pelos rabinos, porque dá realce e ênfase na continuidade. Na Septuaginta LXX, tradução da TANACH para o grego, é utilizada a palavra Êxodo, que significa “Saída” (do povo de Israel do Egito). Este titulo escolhido cria uma ruptura, uma interrupção, que quebra e produz a fratura do relato das genealogias, que dá continuidade á historia do povo de Yisrael.
Ex1:1 – 7
v.1 Estes são os nomes dos filhos de Yisrael que entraram no Egito com Yaakov; cada homem veio com a sua casa:
v.2 Rueven, Shimon, Levi, Yehuda
v.3 Yissakhar, Zevulom, Binyamin
v.4 Dan, Neftali,Gad e Asher
v.5 Ao todo, havia setenta descendentes de Yaakov; Yosef estava no Egito.
v.6 Yosef morreu, bem como todos os seus irmãos e toda a sua geração.
v.7 Os descendentes de Yisrael,foram férteis, aumentaram muito em numero, multiplicaram-se e cresceram poderosamente; a terra encheu-se deles.
Qual era a situação do povo de Yisrael no Egito?
Converteu-se em um grande povo, que são cumprimentos das promessas dadas a Avram (e posteriormente Avraham)
Gn12:2ª “ de ti farei uma grande nação”
Gn18:18ª “visto que Avraham se tornará, com certeza, uma nação grande e forte”
Gn22:17ª “ com toda certeza eu o abençoarei; e também multiplicarei seus descendentes como as estrelas do céu ou os grãos de areia do litoral.
Os filhos de Yisrael no tempo de Yosef tinham privilégios e cuidados do Faraó. Tendo chegado a numero de setenta pessoas, se multiplicaram a 600.000.
Mas Adonai revelou a Avraham em:
Gn15:13 “ saiba disto com certeza: seus descendentes serão estrangeiros em uma terra que não lhes pertence. Eles se tornarão escravos e oprimidos
O declínio dos privilégios recebidos por Yisrael no Egito começou a partir do momento em que a presença de Yosef toda a sua geração já não estava entre eles.
Ex1:6-12
v.6 Yosef morreu,bem como todos os seus irmãos e toda a sua geração.
v.7 Os descendentes de Yisrael foram férteis , aumentaram muito em número,multiplicaram-se e cresceram poderosamente; a terra encheu-se deles.
v.8 Então subiu um novo rei no Egito. Ele não sabia nada a respeito de Yosef,
v.9 e disse ao seu povo: Vejam os descendentes de Yisrael tornaram-se um povo muito numeroso e poderoso para nós.
v.10 Venham, usemos de sabedoria para lidar com eles. De outro modo, eles continuarão a multiplicar-se; e em caso de guerra, eles podem aliar-se a nossos inimigos, lutar contra nós e deixar a terra de uma vez.
v.11 Por isso, impuseram-lhes capatazes para oprimi-los com trabalhos forçados e eles construíram para o faraó as cidades armazéns de Pitom e Ramsés.
v.12 Contudo,quanto mais os egípcios os oprimiam, mais eles se multiplicavam e cresciam, até que os egípcios ficaram com medo do povo de Yisrael.
No versículo sete, está escrito que “a terra encheu-se deles” e podemos explicar da seguinte maneira: a terra de Gosén, região concedida á família de Yaakov segundo o acordo concluído com o faraó, eles deveriam habitar á margem do rio Nilo.
Observamos aqui uma controvérsia com “a terra encheu-se deles”, ou seja, povoavam além do concedido. Depois do desaparecimento da primeira geração, eles infringiram a ordem dada por Yaakov de permanecer em Gosén (certamente para não assimilar a cultura pagã egípcia). E com exceção dos filhos de Levi, eles abandonaram a maior parte dos seus costumes e tradições e começaram a assimilar as abominações egípcias, que foi a fusão cultural, mesmo sendo fisicamente numeroso
A palavra fusão significa a passagem de um corpo sólido ao estado líquido, sob a ação do calor. E este calor foi produzido pelo fogo estranho dos deuses egípcios.
Está muito claro a má intenção da Zerá raá (semente do mal), Há Satan na figura do Faraó, de destruir ao povo escolhido de Adonai, através da assimilação para fazer-los seus escravos. Mais este povo recebeu a promessa e eram propriedade do Todo Poderoso, de Há Shem. E existia no meio da abominação um remanescente fiel.
Esta livre escolha passaria pelo crivo das provações oferecidas pelo Faraó e os Egípcios certamente com o consentimento do Eterno de Yisrael. E Elohim permitiu uma hostilidade sem limites da parte deles.
Ex1:13-14
v.13 e os fizeram trabalhar sem descanso,
v.14 tornando-lhes a vida amarga com o trabalho árduo – procurar argila, fazer tijolos, todos os tipos de trabalho do campo; e em todo esse trabalho duro não foram misericordiosos com eles.
Mais diante desta opressão e sofrimento os filhos de Yisrael gemiam e clamavam. E este sofrido e fiel clamor subiu aos céus e tocou o Trono de Misericórdia.
Dt7: 6-8ª
v.6 Pois vocês são o povo separado(santo) para Adonai seu D’us. Adonai seu D’us os escolheu dentre todos os povos da face da terra para ser seu tesouro exclusivo.
v.7 Adonai não pôs o coração sobre vocês nem o escolheu por serem mais numerosos que qualquer outro povo – ao contrário, vocês eram o menor dentre os povos.
v.8 Em vez disso pelo fato de Adonai os ter amado, e por ter desejado guardar o juramento feito aos seus antepassados, Adonai os tirou com mão forte redimiu da vida de escravidão sob a mão do faraó, rei do Egito.
Havia um remanescente fiel, que clamava a Adonai a sua libertação, o jugo da escravidão. E Adonai traçou o plano libertador que seria pela livre escolha mediante á ação da parte do povo de Yisrael para deixar o Egito.
E Moshé é levantado e cuidado desde o ventre da sua mãe para executar, liderando este plano de libertação divina.
Quem é Moshé?
Da tribo de Levi, filho de Anrão, neto de Levi, família de sacerdotes de Adonai. A sua mãe também era da tribo de Levi.
Ele é um quadro profético do Mashiach o qual podemos observar a raiz dos dois nomes:
O nome Moshé vem da mesma raiz de Mashiach cuja raiz vem da palavra Mashá: tirar, fazer sair, extrair e salvar
Como podemos confirmar este paralelo na Torah?
1. Moshé nasceu em uma situação de perigo e tinha que ser escondido
Ex1:22 Então Faraó deu a seguinte ordem a todo o seu povo: “Todo menino recém-nascido deve ser jogado no rio; mas deixem vivas todas as meninas.
Ex2:3 Não podendo mais acobertá-lo pegou uma cesta de papiro, cobriu-a com argila alcatrão, deitou nela o filho e colocou-a entre os juncos da margem do rio.
2. Da mesma maneira Yeshua quando nasceu houve ameaça de morte do rei Herodes.
Mt2:13 Depois que partiram, um anjo de Adonai apareceu a Yosef em um sonho e lhe disse; “Levante-se, pegue o menino e a sua mãe, e fuja para o Egito. Fique lá até que eu lhe diga para partir. Herodes procura o menino para matá-lo.
Hb11:24-27
v.24 Pela confiança (Fé- Emunah),Moshé depois de ter crescido recusou ser chamado filho da filha do Faraó.
v.25 Preferiu ser maltratado com o povo de Adonai a desfrutar dos prazeres os prazeres momentâneos do pecado.
v.26 Considerou a desonra sofrida, por amor do Mashiach, riqueza maior que os tesouros do Egito por manter os olhos fixos na recompensa.
v.27 Pela confiança, saiu do Egito, não temendo a ira do rei; perseverou como quem vê o invisível
3. Moshé foi rejeitado pelo seu povo Ex2:14ª Quem te pôs príncipe e juiz sobre nós?
4. E Yeshua foi rejeitado pelos seus.
5. Moshé foi enviado para enfrentar-se diretamente com o Faraó (Há Satan) e destruir o seu poder. Ex3:10 Portanto venha agora; e eu o enviarei ao faraó para que você guie o meu povo, os descendentes de Yisrael para fora do Egito.
6. E da mesma forma O Mashiach Yeshua nos liberta do poder de Há Satan.
7. A Moshé foi revelado o Nome (Shem) de Adonai. Ex3: 13-15
v.13 Moshé disse a Adonai: Quando eu aparecer diante do povo de Yisrael e lhes disser: O D’us de seus ancestrais enviou-me a vocês; e eles me perguntarem: Qual é o Nome Dele? O que eu lhes direi?
v.14 Adonai disse a Moshé: Ehyeh Asher Ehyeh (Eu Sou/ Serei o que Sou/ Serei, e acrescentou: “Eis o que você deve dizer ao povo de Yisrael: Ehyeh [ Eu Sou/Eu Serei) enviou-me a vocês.
v.15 Além disso, Adonai disse a Moshé: Diga isto ao povo de Yisrael: Yud-Heh-Vav-Heh (Adonai), o D’us de seus pais, O D’us de Avraham, O D’us de Yitzhak e o D’us de Yaakov enviou-me a vocês. Este é o Meu Nome (Shem) para sempre; desejo ser lembrado dessa forma, geração após geração.
Quando Moshé recebeu o chamado de ir ao seu povo, ele quis saber o Nome de Adonai, Bendito Seja! e possivelmente os filhos de Yisrael conheciam o Shem de Adonai. (Há Shem). E ao escutarem o Nome de Adonai, pronunciado por Moshé eles reconheceram que verdadeiramente ele havia conhecido O Santo de Yisrael, O Nosso D’us Todo Poderoso.
O Nome de Adonai que aparece neste capítulo três é Elohim, “D’us de Justiça”. Pois a sua missão era julgar ao Egito por causa da sua excessiva crueldade. No entanto quando Ele se revela para Moshé nos versos 2,4 e 7, Ele é o Eterno Ele é Adonai. Ele é o Senhor que é o Nome que denota Misericórdia Divina, demonstrando assim, que a Sua intenção era redimir a Yisrael.
O Shem YHWH nos dá a entender a vida independente e necessária de HaShem em contraste com a vida de todos os seres criados que é dependente. Permite-nos ver que Adonai é exatamente o que ELE É. Com poder supremo e imutável e a sua forma implica uma dupla missão do SER ABSOLUTO que se afirma: EU SOU ou EU SEREI [ Eu Sou o que tu queres que Eu Seja]
No hebraico a palavra “Asher” é a afirmação do SER referindo-se á totalidade do real do CRIADOR e criatura. Desse modo o homem é uma réplica, feito á Sua Imagem e Semelhança (de Adonai).
Yeshua veio no Nome de Adonai (YHWH)
Jo12:13 Tomaram ramos de palmeiras e saíram ao seu encontro clamando: Hosana! Bendito é o que vem em Nome de Adonai! E que é Rei de Yisrael.
No hebraico: Hoshianá! Baruch Habá Be Shem Adonai, Be Shem YHWH! Melech Yisrael.
O nosso Mashiach Yeshua não veio em seu próprio nome e sim no nome do Pai, de Adonai. E veio para dar a conhecer o Seu Shem (Nome).
Jo17:6ª e 26
v.6ª Manifesta o Teu Shem aos homens que me deste do mundo.
v.26 Eu lhes fiz conhecer o Teu Shem e ainda farei conhecer.
O processo do crescimento de Moshé começou no Bamidbar (no deserto)
Ex2:11 – 15 Moshé tornou-se homem e saiu para visitar (conhecer) os seus familiares e os observou fazendo trabalho forçado e pesado, quando e viu a um egípcio maltratando a um hebreu, sangue do seu sangue, atitude qual o levou a matar o egípcio para defender ao hebreu como ele. Ao passar todo este episodio, ele temeu aos egípcios pelo crime cometido. O Faraó ao interar-se, mandou executar a Moshé, que fugiu para a terra de Mydian, passando pelo deserto.
Quantos de nós passamos por algum deserto ou vários desertos durante ás nossas vidas?
Nesta Parashá a palavra Midbar (deserto) é mencionada cinco vezes:
Ex3:1 E Moshé tomava conta das ovelhas de Yitro, seu sogro, o sacerdote de Midyan. Ao conduzir o rebanho a uma parte distante do deserto, chegou à montanha de D’us, ao Horev.
Ex3:18 Adonai o D’us dos hebreus, encontrou-se conosco. Agora por favor, permita-nos fazer uma jornada de três dias ao deserto; para que nós façamos sacrifícios a Adonai, nosso D’us.
Ex4:27 Adonai disse a Aharon: Vá ao deserto para encontrar-se com Moshé. Ele foi, encontrou-o na montanha de D’us e o beijou.
Ex5:1 Depois disso, Moshé e Aharon chegaram e disseram ao faraó: Eis que Adonai, O D’us de Yisrael diz: Deixe meu povo ir, para que eles celebrem uma festa no deserto em minha honra
Ex5:3 Eles disseram: O D’us dos hebreus encontrou-se conosco. Por favor, deixe-nos ir ao deserto em uma jornada de três dias, para que ofereçamos sacrifícios a Adonai nosso D’us.
O deserto é um lugar de suma importância. A palavra que a Torah usa para deserto é: Midbar que significa: deserto,estepe e conversação
A palavra deserto possui uma forte concentração de significado teológico em toda a Bíblia. Para entender o seu sentido é preciso partir do seu conceito geográfico. O deserto é, primeiramente, descrito como um lugar terrível (Dt1.19), de estepes e barrancos, seco e escuro que ninguém atravessa e habita (Jr2.6) e, também, ermo e solitário (Ez6.14). Apesar dessas conotações negativas, a história salvífica de Adonai teve como palco principal o deserto.
Midbar (deserto) não é um lugar sem vegetação, e sim um lugar de pasto ou de refúgio dos animais, fora da cidade, uma estepe onde muitas vezes encontramos covas. Um lugar onde podemos conversar a sós com O Eterno de Yisrael.
Durante o nosso caminhar com o Eterno, Ele nos leva a este Midbar um, duas ou várias vezes. E este deserto pode ser muito profundo, caloroso, com serpentes e escorpiões. E quando não existe a Emunah suficiente podemos morrer neste deserto.
Yeshua foi levado ao Midbar pelo Ruach Há Kodesh e saiu vitorioso! Lc4:1-12 (meditar nesta Palavra de Vida)
1. O Midbar é um lugar de tratamento e de passagem: para ser tentado e humilhado; para aprender a depender do Eterno; para alcançar algo melhor além do Midbar.
2. O Midbar é um lugar de encontro: Entre Adonai e o homem para receber a Palavra Divina no nosso coração e conhecer a HaShem; para receber e renovar o chamado Divino com uma visão para o futuro; para receber uma revelação de quem é Ele, O nosso Adonai ; para ser um canal para os seus milagres.
3. O Midbar é um lugar de festa: com sacrifício: de si mesmo, dos nossos bens; com benefício: para HaShem.
No Midbar os propósitos de Adonai serão cumpridos em nós:
1. Pois aprendemos a obediência por meio do sofrimento. Hb5:8 Embora fosse o Filho, aprendeu a obedecer por meio dos sofrimentos.
2. O nosso caráter será moldado segundo o caráter do nosso Mashiach Yeshua. Rm8:28-29
v.28 Além disso, sabemos que Adonai faz todas as coisas cooperarem para o bem de quem o ama e é chamado de acordo com o seu propósito.
v.29 Pois aqueles que conheceu de antemão também determinou que se conformassem ao padrão(imagem) do Seu Filho, para que ele possa ser o primogênito entre muitos irmãos.
3. É onde os nossos inimigos são derrotados: no mundo, onde os prazeres já não têm valor. E na carne, onde aprendemos a nos submeter. 1Pe4:1-2 Portanto,uma vez que o Messias sofreu fisicamente, armem-se também do mesmo propósito .pois todo aquele que sofreu fisicamente rompeu com o pecado. Com o resultado de que ele viverá o restante de sua vida terrena não mais controlado por desejos humanos, mas pela vontade de Hashem.
4. Devemos ter um caráter aprovado Tg (Yaakov)1:2-4 Considerem motivo de alegria, meus irmãos, quando vocês enfrentam diversas tentações. Porque sabem que o teste de sua confiança produz perseverança. Deixem a perseverança completar a sua tarefa, para que vocês se tornem maduros e íntegros e faltosos de nada.
Shabat Shalom! Que a Torah esteja escrita nos nossos corações circuncisos.
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