Parashá Ki Tetsê פרשת כי – תצ
Devarim 21: 10 - 25:22
Ki Tetsê: quando: saíres, travares, fores.
A GUERRA ESPIRITUAL E AS NOSSAS VIDAS
DIANTE DO ETERNO DE ISRAEL
Dt21:10 -11
v.10 Quando tu travares guerra
contra teus inimigos, D’us te dará vitória sobre eles, de
modo que tu tomarás
cativos.
v.11
Se tu vires uma mulher bonita entre os prisioneiros e a desejares, tu podes tomá-la
como mulher. (Torah
Viva)
v.10 Quando
saíres à guerra contra os teus
inimigos e o Eterno, teu D’us, os
entregar em
tuas mãos, e deles levares
cativos,
v.11 e
vires entre os cativos uma mulher formosa,a desejares e a tomares para ti por
mulher (Bíblia
Hebraica)
A. Quando travares, saíres á guerra (contra
os nossos inimigos)
O povo de Israel (o
remanescente que sobreviveu ao deserto) que era uma nova geração, necessitava
de um treinamento diante de um mundo hostil,não tinham experiência nem
amadurecimento.Conhecendo os corações, aparentemente parece que Adonai permitiu
o relacionamento com uma mulher cativa, que não tinha a mesma Fé.
Era preciso aprender para
o crescimento deles porque essa união podia ocasionar alguns problemas: o
primogênito da esposa pagã rejeitado. Foi gerado um filho rebelde (temos o
exemplo de Avshalom, o filho de David, que tinha como mãe uma mulher cativa de
guerra.).Essa mulher poderia converter-se como Ruth (que faz parte da
genealogia de Yeshua), removendo qualquer mancha de idolatria, através de uma purificação.
Se analisarmos do ponto
de vista da interpretação remez (no
sentido alegórico) e no sod (no
estado sobrenatural) podemos perceber que na vinda do Mashiach Yeshua Ben
Yosef, a nação gentílica seria enxertada na Oliveira que é Israel, através do
ministério de rav Shaul.
(Shofetim) Jz3:1-3 (Bíblia
Hebraica)
v.1
E estas são as nações que o Eterno
deixou ficar para, através delas, pôr a prova à
Israel, a
todos aqueles que não sabiam de todas as
guerras (anteriores) de Canaan,
v.2 somente
para que as (novas) gerações dos filhos de Israel soubessem delas e
aprendessem
a guerrear, pois que os antes deles não
sabiam.
v.3 os 5
príncipes filisteus e todos os cananeus, sidoneus e hiveus que habitavam
no monte
Líbano desde o monte Báal-Hermon até a
entrada de Hamat.
Na
nossa vida no Mashiach Yeshua temos guerra contra a nossa própria carne, contra
a nossa Ietser Hará (inclinação para o mal).
Ef6:10-12 (Bíblia
Judaica Completa DS)
v.10 Por fim
cresçam poderosamente em união com o Senhor, ligados a seu forte
poder!
v.11 Usem toda a armadura e as armas providas por
D’us para que sejam capazes
de resistir
às táticas enganosas do Adversário
(há satan).
v.12 Porque nós não lutamos contra
seres humanos, mas contra os líderes, as
autoridades e os
poderes cósmicos que governam as
trevas, contra as forças espirituais do
mal na esfera
celestial
Temos que nos vestir (revestir) com as
vestes de luz de Yeshua o nosso Sumo Sacerdote, o nosso Mashiach para vencer o
mal.
Como
são as VESTES DE YESHUA?
Elas falam de:
Santidade-Justiça-Salvação e Pureza e estes atributos são armas poderosas
contra Há Satan, pois ele não pode resistir.
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Em Ap1:6 está escrito que somos reis e sacerdotes. Isto
significa que estamos revestidos das vestes de Yeshua que representa a Sua
Santidade.
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Com as vestes sagradas da Armadura de Adonai,
seremos capazes de estarmos firmes contra as acusações de Há Satan e seremos
capazes de resistir ao dia mal o derrotando em Nome de Yeshua.
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A nossa autoridade espiritual sempre será um resultado de uma vida no Altar que se
manifesta no coração e no caráter dos filhos de D’us que colocaram as vestes
sagradas de Yeshua o Sumo Sacerdote da nossa Emunah.
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Não podemos permanecer neutros e passivos, diante de
todo o combate, temos que aprender a lutar. Adonai tem no seu coração nos
oferecer um treinamento através da nossa obediência e fé (uma fé
confiante-Emunah). A Torah determina o dever da auto defesa e da luta pelos
nossos direitos. E quando a guerra se faz necessária devemos legislar até sobre
ela. E para isso existem as prescrições referentes á guerra.
B. Quais são as nossas debilidades por causa da
Ietser Hará?
Y’fat To’ar - mulher bonita (ou as atrações oferecidas
pelo mundo) tomada como prisioneira de guerra que não têm a
mesma Fé. (julgo desigual)
Dt21:11-13
v.11 e
vires entre os cativos uma mulher formosa, a desejares e a tomares para ti por mulher.
v.12
então a trarás para dentro de tua casa, e ela raspará a sua cabeça e deixará crescer as suas unhas
v.13 e
tirará o vestido do seu cativeiro de sobre ela,ficará em tua casa e chorará a seu pai e a sua mãe. (por um mês)
Segundo a
Midrash: exegese haláchica que vem, da raiz Drash, [sentido moral ou tropológico: linguagem figurad, que significa inquirir
e investigar].
Midrash
Sifri 213: as filhas dos povos da
antiguidade se adornavam nos tempos de guerra para seduzir sexualmente aos
inimigos. Era necessário que elas
retirassem tudo o que a fazia sexual,
atraente e assim o varão poderia ter a certeza de que realmente era amor e não
paixão. E antes de contrair matrimonio com ele teria que esperar um mês, para
não tomar uma decisão precipitada. Cortar os cabelos é uma espécie de purificação,
semelhante á dos leprosos, nazireus e levitas, que rasuravam todos os pelos do
corpo. Lv14:9 Nm6:9, 8:7
Para converte-la ao Único D’us e verdadeiro de
Israel. (Proselitismo)caso assim deseje no seu coração..
A
escrava pode ser comparada com Israel no Egito e Há Shem a salvou da escravidão,
retirando-a do jugo do Faraó. E houve uma necessidade de purificação em todo o
trajeto do deserto. E quando o seu dono anterior (Faraó) foi destruído ela
estava livre para casar-se com HaShem. E teve que esperar 30 dias para contrair
matrimônio. E por isso houve um tempo desde a saída do Egito a entrega da
Ketuvah (escritura), o contrato matrimonial no Monte Sinai.
v.6
Quando encontrares algum ninho de
pássaros diante de ti, pelo caminho numa
árvore ou
no chão, com passarinhos ou ovos, e a
mãe posta sobre os passarinhos ou sobre
os ovos,
não tomarás a mãe estando com os filhos
v.7 mas,
sim, espantarás a mãe e os filhos
poderás tomar para ti, a fim de que te
seja bem e
prolongue os teus dias
A Torah promete
longa vida ao que não trata aos animais com crueldade. Porque a crueldade
encurta as nossas vidas. Há Shem nos criou sensíveis aos animais que são débeis
e as coisas criadas que são frágeis. Se formos cruéis com a natureza vamos sair
perdendo. Ações importantes: regar as
plantas, cuidar e alimentar aos animais. Como por exemplo, se não alimentar ás
galinhas elas não porão ovos. Se formos sensíveis, especialmente aos animais
teremos vida longa.
3. A Imprudência e o descuido com o próximo e
consigo mesmo Dt22:8
v.8 Quando edificares uma casa nova, farás um
parapeito (Maakê) no teu telhado, para que
não ponhas
culpa de sangue em tua casa, quando alguém
cair dali.
É uma referencia importante, porque é um Mitzvá que
fala a favor da proteção da vida humana. Temos que proteger ao ser humano em
muitos aspectos. Principalmente na sua integridade física e espiritual. Não
podemos ser tropeço na vida de um irmão que apenas está no começo da Emunah do
Mashiach Yeshua. Devemos colocar parapeitos na nossa língua para não cometer o
lashon hará. Não podemos ensinar a Torah com as nossas próprias conclusões, que
nos leva a uma comodidade de não admoestar quando necessário. QUEM AMA CUIDA
Mt5:16-20
v.16 Assim resplandeça a sua luz, diante dos
homens, para que vejam as vossas boas obras e
glorifiquem
a vosso Pai que está nos céus.
v.19 Qualquer pois, que violar um destes mais
pequenos mandamentos e assim ensinar aos
homens
será chamado o menor no reino dos céus.
Misturar zera tov (semente do bem) com a zera rá (semente do mal) Dt22:9
v.9 Não semearás a tua vinha com misturas
(Kilayím) de sementes, para que não se
profane o produto com o que haja a
mais na semente que semeares, assim como
produto da vinha.
Se formos entender no nível Peshat
(obvio ou literal) significa que o produto da vinha vai estragar se misturamos
dois tipos de sementes. Mas (podemos comparar a vinha entendendo o contexto no
nível Remez que no sentido alusivo ou alegórico): a vinha é Israel.
Is5:7 porque
a vinha do Eterno, o Senhor dos Exércitos, é a casa de Israel e o povo de
Judá é o arbusto que se delicia.
Esperava que nela houvesse justiça, mas só encontrou violência; esperava
retidão, mas encontrou o clamor dos oprimidos.
Em Israel não podem ser plantadas dois tipos de
sementes (zera). A má semente é o paganismo. Não podemos contrair matrimonio
com jugo desigual. A assimilação pode destruir o povo consagrado. A zera rá pode ser um ensinamento de origem
maligna.
O paganismo não pode fazer parte dos
ensinamentos da Torah. A nossa Fé não pode ser misturada com temor e dúvida.
Devemos marchar como Josué (Yehoshua) sem dúvida ou temor, sem olhar para
direita ou para esquerda. E sim o nosso olhar deve estar sempre em Adonai e na
Sua Torah.
Em Lc8:11 – 15
v.11 Esta
é, pois, a parábola: A semente(zera) é a mensagem
de D’us ,
v.12
As que caíram á beira do caminho
são os que ouvem, e então vem o Adversário e tira a
mensagem do seu coração, para impedi-los
de serem salvos por não crerem nela.
v.13 As
que caíram sobre as pedras são os que ouvem a palavra, aceitam-na com
alegria, mas
não tem raiz – eles crêem durante algum
tempo, mas quando vem o tempo da
provação,
apostatam.
v.14 Quanto
às que caíram entre espinhos são os que ouvem, mas, ao seguir seu caminho, são
sufocados pelas preocupações, riquezas
e pelos prazeres da vida,por isso seu
fruto não
amadurece.
v.15 Mas
as que caíram no solo rico são os que, quando ouvem a mensagem,retêm e dão
fruto,
com coração bom, generoso e com perseverança.
Quem somos como Kahal de Yeshua Dt22:10
“Não lavrarás com boi e jumento
juntamente”. Segundo
a interpretação no estado Pesha (literal e simples), podemos falar aqui da
proteção dos animais, de não machucá-los quando trabalham juntos (são
diferentes). E a mistura entre as espécies esta proibida. Antes do dilúvio foram misturadas as espécies
dos animais.
Gn6:12
E D’us viu a terra e eis que estava corrompida,
pois toda a criatura havia corrompido o seu caminho sobre a ter (Bíblia Hebraica)
Na versão da Torah Viva: D’us
viu o mundo, e ele estava corrompido. Toda a carne tinha pervertido seu caminho
na terra.
Segundo Rashi: ser
corrupto, que vem da raiz hebraica “Shachat”
que tem uma conotação de decadência, perversão, destruição, dano. É
especialmente usada para denotar a imoralidade sexual e idolatria. E a palavra
crime, que no hebraico é “chamás”
denota também imoralidade, violência, opressão, crueldade e injúria.
Mesmo depois do dilúvio os homens
ainda mantinham a zera rá, no qual provocou a ira de Adonai, com a destruição
de Sodoma e Gomorra.
No nível de interpretação
“remez” (alegoria) podemos comparar o boi com os líderes que trabalham nas
congregações. Como está escrito em 1Co9:
9-10
v.9 Porque na Torah de Moshé está escrito: “Não amordace o boi enquanto ele
pisa os grãos”.
Se D’us se preocupa com bois,
v.10 tudo mais que Ele o diz é por
nossa causa.Sim, isso foi escrito a nosso favor e significa: “o
que ara e o que debulha devem trabalhar com a esperança de participar da
colheita”.
Os líderes de uma
congregação e a própria congregação não podem ter visões diferentes. Têm que
estarem unidos em uma
Kehilá , com um só pensamento “echad”. E ter o discernimento espiritual para não arar
juntamente com o “asno” (jugo desigual) e trazer as sementes que estão
estragadas pelos ventos de doutrinas que se infiltram como os minúsculos
animais que podem estragar uma vinha completamente. E o inseticida que devemos
usar é através da batalha espiritual, com a unção do Espírito Santo.
A
mesma interpretação no nível Remez pode ser dada a Dt22:11
“Não te vestirás com tecidos
misturados [Shaatnez] de lã e linho juntamente”
Qual é o tecido que usamos? É o mesmo? É misturado?
C. A
Torah nos ensina algumas lições nesta Parashá.
- A dependência
total em Adonai
Dt20:1 -
4
v.1 Quando saíres á guerra contra os teus
inimigos e vires cavalos e carros, um povo
mais
numeroso
do que tu, não os temerás, porque o Eterno teu D’us, Aquele que te fez subir da
terra do
Egito está contigo.
v.2 E quando vos aproximardes à luta, o
sacerdote se chegará e falará ao povo,
v.3 e lhe dirá: Escuta, ó Israel! Vós estais vos
aproximando á guerra contra os vossos
inimigos;
não se amoleça vosso coração, não temais não vos apresseis e não vos
quebranteis
diante deles,
v.4 pois o Eterno, vosso D’us, é O que vai
convosco a guerrear por vós contra os vossos
inimigos,
para vos salvar.
Estaremos
sujeitos e subordinados Á ADONAI e obteremos
total vitória em um conflito
espiritual.O Líder é quem avança á frente do povo, como representante ungido
por Adonai, escolhido por ele. Portanto é ele que decide. (não outros),Combatendo
com a oração, tocando as regiões celestiais, impedindo a manifestação dos
espíritos das trevas a fim de receber as estratégias para a batalha.Recebendo a
estratégia ele trabalha para por em vigor, ordenar e determinar as operações de
guerra. Proclamando assim a abertura das hostilidades e avança á frente.
- O medo é
reputado como um grave problema espiritual
Não confiamos em Adonai como
deveríamos
|
Em Jz7:4ª,5,6 o exército de
Gideão foi reduzido por Adonai a 300
homens para
|
Enfrentar um exercito poderoso
(aliados)
|
Os que foram enviados para
casa eram porque tinham medo
|
A vitória é de
responsabilidade exclusiva de Adonai.
|
- Existem três categorias de
Guerras:
Milchémet Chova (Guerra de Dever): é aquela luta
ordenada por Adonai para conquistar a terra prometida (todos
são mobilizados).
|
Milchemet Mitzvá (guerra de defesa de território)
|
Milchemet Reshut (guerra de expansão e conquista de
território)
|
O nosso primeiro passo é
o Milchémet Chova: obedecendo á voz
do Eterno de Israel e entra em batalha, depois da nossa purificação, retirando
do meio de nós toda a Ietser Hará. Não podemos esperar somente para dia de Yom
Kippur.
Nm10:2-3,9
v.2
Faze para ti duas trombetas de
prata – de obra batida as farás – e te servirão
para a
convocação da congregação e para a
partida dos acampamentos.
v.3 E
quando as tocarem, toda a congregação se juntará a ti á porta da tenda da
reunião.
v.9 E
quando estiverdes em guerra em vossa terra contra o adversário que vos oprime, tocareis retinindo as trombetas;e sereis
recordado diante do Eterno vosso D’us e
sereis salvos dos vossos inimigos.
O profeta Iôel nos mostra sobre esta batalha: Jl2:15-17
v.15
Fazei ressoar o shofar em Tsión! Proclamei um jejum, convocai uma
assembléia solene,
v.16 reuni
o povo, chamai a congregação,juntai os anciãos, reuni (até) as crianças e os
bebês de peito! Saia o noivo da sua câmara e a noiva do seu aposento!
v.17 Chorem
os sacerdotes, os servidores do Eterno, entre o vestíbulo e o altar e o digam:
Compadace-Te, Ó Eterno, de Teu povo, para que Tua herança não se destine ao opróbrio, e que não se
assenhoreiem os demais povos. Porque lhes permitirá dizer: Onde está o D’us
deles?
E nos versículos 12 -14 O Eterno fala com Seu povo e esclarece o
que está acontecendo:
v.12
Ainda assim diz o Eterno: Ainda
estais em tempo de vos voltardes para Mim,
de pleno
coração, com jejuns, pranto e
lamentações.
v.13 Rasgai
vosso coração em sinceridade, não vossas vestes e voltai-vos ao Eterno, vosso
D’us,
porque Ele outorga a Sua Graça e Sua
Compaixão.É tolerante e generoso em misericórdia,
e se arrepende do mal que ameaça desencadear.
v.14
Quem sabe se Ele não há de recuar
nos seus desígnios e Se arrepender,
concedendo uma benção e permitindo que
uma oferenda e uma libação
sejam trazidas ao Eterno vosso D’us?
E qual seria o resultado da entrega
com a confissão, o arrependimento e a nossa entrega diante do Todo Poderoso e Misericordioso ADONAI T’ZVAOT?
Jl2:18-20
v.18 E O
Eterno zeloso de Sua terra , teve piedade do Seu povo,
v.19 E O
Eterno respondeu dizendo: Hei de mandar-vos trigo,vinho e o azeite,e
vos
saciareis. Não fareis mais de vós um
opróbrio entre as nações.
v.20 Afastarei de vós o inimigo que vem do norte
e arremessá-lo-ei a uma terra
deserta
e desolada. Tendo á sua frente o mar oriental e á sua retaguarda o
mar
ocidental e subirá o seu mau cheiro e se desvanecerá pelas coisas terríveis
que
praticou!
BARUCH HASHEM
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