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terça-feira, 11 de setembro de 2012


      Parashá Ki Tetsê       פרשת כי – תצ 

 

Devarim 21: 10 - 25:22

Ki Tetsê: quando: saíres, travares, fores.


A GUERRA ESPIRITUAL E AS NOSSAS VIDAS DIANTE DO ETERNO DE ISRAEL

   
           Dt21:10 -11 

        v.10  Quando tu travares guerra contra teus inimigos, D’us te dará  vitória sobre  eles, de
                  modo que tu tomarás cativos. 
        v.11  Se tu vires uma mulher bonita entre os prisioneiros e a desejares, tu  podes   tomá-la
                 como mulher.  (Torah Viva)

        v.10  Quando saíres à guerra contra os teus inimigos e o Eterno, teu D’us,  os entregar em
                tuas mãos, e deles levares cativos,
        v.11 e vires entre os cativos uma mulher formosa,a desejares e a tomares  para ti por   
                mulher     (Bíblia Hebraica)


A.     Quando travares, saíres á guerra (contra os nossos inimigos)

       
O povo de Israel (o remanescente que sobreviveu ao deserto) que era uma nova geração, necessitava de um treinamento diante de um mundo hostil,não tinham experiência nem amadurecimento.Conhecendo os corações, aparentemente parece que Adonai permitiu o relacionamento com uma mulher cativa, que não tinha a mesma Fé.
Era preciso aprender para o crescimento deles porque essa união podia ocasionar alguns problemas: o primogênito da esposa pagã rejeitado. Foi gerado um filho rebelde (temos o exemplo de Avshalom, o filho de David, que tinha como mãe uma mulher cativa de guerra.).Essa mulher poderia converter-se como Ruth (que faz parte da genealogia de Yeshua), removendo qualquer mancha de idolatria, através de uma purificação.
Se analisarmos do ponto de vista da interpretação remez (no sentido alegórico) e no sod (no estado sobrenatural) podemos perceber que na vinda do Mashiach Yeshua Ben Yosef, a nação gentílica seria enxertada na Oliveira que é Israel, através do ministério de rav Shaul.






            (Shofetim) Jz3:1-3  (Bíblia Hebraica)

v.1   E estas são as nações que o Eterno deixou ficar para, através delas, pôr a  prova à Israel, a
       todos aqueles que não sabiam de todas as guerras  (anteriores) de Canaan,
v.2 somente para que as (novas) gerações dos filhos de Israel soubessem delas    e aprendessem  
       a guerrear, pois que os antes deles não sabiam.
 v.3 os 5 príncipes filisteus e todos os cananeus, sidoneus e hiveus que  habitavam no monte
       Líbano desde o monte Báal-Hermon até a entrada de Hamat.

Na nossa vida no Mashiach Yeshua temos guerra contra a nossa própria carne, contra a nossa Ietser Hará (inclinação para o mal).


Ef6:10-12  (Bíblia Judaica Completa DS)

 v.10  Por fim cresçam poderosamente em união com o Senhor, ligados a seu  forte poder!
 v.11  Usem toda a armadura e as armas providas por D’us  para que sejam  capazes de resistir
          às táticas enganosas do Adversário (há satan).
  v.12 Porque nós não lutamos contra seres humanos, mas contra os líderes,  as autoridades e os
          poderes cósmicos que governam as trevas, contra  as forças espirituais do mal na esfera
          celestial


Temos que nos vestir (revestir) com as vestes de luz de Yeshua o nosso Sumo Sacerdote, o nosso Mashiach para vencer o mal.

 

                  Como são as VESTES DE YESHUA?


Elas falam de: Santidade-Justiça-Salvação e Pureza e estes atributos são armas poderosas contra Há Satan, pois ele não pode resistir.

 Em Ap1:6 está  escrito que somos reis e sacerdotes. Isto significa que estamos revestidos das vestes de Yeshua que representa a Sua Santidade.

Com as vestes sagradas da Armadura de Adonai, seremos capazes de estarmos firmes contra as acusações de Há Satan e seremos capazes de resistir ao dia mal o derrotando em Nome de Yeshua.

A nossa autoridade espiritual sempre será um  resultado de uma vida no Altar que se manifesta no coração e no caráter dos filhos de D’us que colocaram as vestes sagradas de Yeshua o Sumo Sacerdote da nossa Emunah.

Não podemos permanecer neutros e passivos, diante de todo o combate, temos que aprender a lutar. Adonai tem no seu coração nos oferecer um treinamento através da nossa obediência e fé (uma fé confiante-Emunah). A Torah determina o dever da auto defesa e da luta pelos nossos direitos. E quando a guerra se faz necessária devemos legislar até sobre ela. E para isso existem as prescrições referentes á guerra.




B.      Quais são as nossas debilidades por causa da Ietser Hará?

Y’fat To’ar  - mulher bonita (ou as atrações oferecidas pelo mundo) tomada como prisioneira de guerra  que não têm a mesma Fé. (julgo desigual)

Dt21:11-13

v.11 e vires entre os cativos uma mulher formosa, a desejares e a tomares para  ti por    mulher.
v.12  então a trarás para dentro de  tua casa, e ela raspará a sua cabeça e  deixará   crescer as suas unhas
v.13 e tirará o vestido do seu cativeiro de sobre ela,ficará em tua casa e chorará  a seu    pai e a sua mãe. (por um mês)


 Segundo a Midrash: exegese haláchica que vem, da raiz Drash, [sentido moral ou tropológico: linguagem figurad, que significa inquirir e investigar].

 Midrash Sifri 213: as filhas dos povos da antiguidade se adornavam nos tempos de guerra para seduzir sexualmente aos inimigos.  Era necessário que elas retirassem tudo o que  a fazia sexual, atraente e assim o varão poderia ter a certeza de que realmente era amor e não paixão. E antes de contrair matrimonio com ele teria que esperar um mês, para não tomar uma decisão precipitada. Cortar os cabelos é uma espécie de purificação, semelhante á dos leprosos, nazireus e levitas, que rasuravam todos os pelos do corpoLv14:9 Nm6:9, 8:7

Para  converte-la ao Único D’us e verdadeiro de Israel. (Proselitismo)caso assim deseje no seu coração..
A escrava pode ser comparada com Israel no Egito e Há Shem a salvou da escravidão, retirando-a do jugo do Faraó. E houve uma necessidade de purificação em todo o trajeto do deserto. E quando o seu dono anterior (Faraó) foi destruído ela estava livre para casar-se com HaShem. E teve que esperar 30 dias para contrair matrimônio. E por isso houve um tempo desde a saída do Egito a entrega da Ketuvah (escritura), o contrato matrimonial no Monte Sinai.

2. A crueldade contra a natureza e os animais   Dt22:6-7

v.6  Quando encontrares algum ninho de pássaros diante de ti, pelo caminho  numa árvore ou
       no chão, com passarinhos ou ovos, e a mãe posta sobre os   passarinhos ou sobre os ovos,  
      não tomarás a mãe estando com os filhos

 v.7 mas, sim, espantarás a mãe  e os filhos poderás tomar para ti, a fim de que   te seja bem e
      prolongue os teus dias


 A Torah promete longa vida ao que não trata aos animais com crueldade. Porque a crueldade encurta as nossas vidas. Há Shem nos criou sensíveis aos animais que são débeis e as coisas criadas que são frágeis. Se formos cruéis com a natureza vamos sair perdendo. Ações importantes: regar as plantas, cuidar e alimentar aos animais. Como por exemplo, se não alimentar ás galinhas elas não porão ovos. Se formos sensíveis, especialmente aos animais teremos vida longa.



3.      A Imprudência e o descuido com o próximo e consigo mesmo Dt22:8


v.8 Quando edificares uma casa nova, farás um parapeito (Maakê) no teu    telhado, para que
     não  ponhas culpa de sangue em tua casa, quando     alguém cair dali.


É uma referencia importante, porque é um Mitzvá que fala a favor da proteção da vida humana. Temos que proteger ao ser humano em muitos aspectos. Principalmente na sua integridade física e espiritual. Não podemos ser tropeço na vida de um irmão que apenas está no começo da Emunah do Mashiach Yeshua. Devemos colocar parapeitos na nossa língua para não cometer o lashon hará. Não podemos ensinar a Torah com as nossas próprias conclusões, que nos leva a uma comodidade de não admoestar quando necessário. QUEM AMA CUIDA

Mt5:16-20

v.16 Assim resplandeça a sua luz, diante dos homens, para que vejam as vossas  boas obras e
       glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.
v.19 Qualquer pois, que violar um destes mais pequenos mandamentos e assim ensinar aos
        homens será chamado o menor no reino dos céus.


Misturar zera tov (semente do bem) com a zera rá (semente do mal) Dt22:9


       v.9 Não semearás a tua vinha com misturas (Kilayím) de sementes, para  que não se    
             profane o produto com o que haja a mais na semente que  semeares, assim como
             produto da vinha.

Se formos entender no nível Peshat (obvio ou literal) significa que o produto da vinha vai estragar se misturamos dois tipos de sementes. Mas (podemos comparar a vinha entendendo o contexto no nível Remez que no sentido alusivo ou alegórico): a vinha é Israel.

  Is5:7  porque a vinha do Eterno, o Senhor dos Exércitos, é a casa de Israel e o  povo de Judá  é o arbusto que se delicia. Esperava que nela houvesse justiça, mas só encontrou violência; esperava retidão, mas encontrou o clamor dos oprimidos.

Em Israel não podem ser plantadas dois tipos de sementes (zera). A má semente é o paganismo. Não podemos contrair matrimonio com jugo desigual. A assimilação pode destruir o povo consagrado. A zera rá pode ser um ensinamento de origem maligna.
 O paganismo não pode fazer parte dos ensinamentos da Torah. A nossa Fé não pode ser misturada com temor e dúvida. Devemos marchar como Josué (Yehoshua) sem dúvida ou temor, sem olhar para direita ou para esquerda. E sim o nosso olhar deve estar sempre em Adonai e na Sua Torah.



      Em Lc8:11 – 15

v.11 Esta é,  pois, a parábola: A semente(zera)  é a mensagem  de D’us ,
v.12  As que caíram á beira do caminho são os que ouvem, e então vem o Adversário e tira a
       mensagem do seu coração, para impedi-los de serem  salvos por não crerem nela.
v.13 As que caíram sobre as pedras são os que ouvem a palavra, aceitam-na   com alegria, mas
       não tem raiz – eles crêem durante algum tempo, mas  quando vem o tempo da provação,
      apostatam.
v.14 Quanto às que caíram entre espinhos são os que ouvem, mas, ao seguir seu caminho, são
        sufocados pelas preocupações, riquezas e pelos prazeres  da vida,por isso seu fruto não
       amadurece.
v.15 Mas as que caíram no solo rico são os que, quando ouvem a mensagem,retêm e dão fruto,
       com coração bom, generoso e com  perseverança.

Quem somos como Kahal de Yeshua Dt22:10

“Não lavrarás com boi e jumento juntamente”. Segundo a interpretação no estado Pesha (literal e simples), podemos falar aqui da proteção dos animais, de não machucá-los quando trabalham juntos (são diferentes). E a mistura entre as espécies esta proibida.  Antes do dilúvio foram misturadas as espécies dos animais.

 Gn6:12 E  D’us viu a terra e eis que estava corrompida, pois  toda a   criatura havia  corrompido o seu caminho sobre a ter    (Bíblia Hebraica)
Na versão da Torah Viva: D’us viu o mundo, e ele estava corrompido. Toda a carne tinha pervertido seu caminho na terra.

Segundo Rashi: ser corrupto, que vem da raiz hebraica “Shachat” que tem uma conotação de decadência, perversão, destruição, dano. É especialmente usada para denotar a imoralidade sexual e idolatria. E a palavra crime, que no hebraico é “chamás” denota também imoralidade, violência, opressão, crueldade e injúria.
Mesmo depois do dilúvio os homens ainda mantinham a zera rá, no qual provocou a ira de Adonai, com a destruição de Sodoma e Gomorra.

No nível de interpretação “remez” (alegoria) podemos comparar o boi com os líderes que trabalham nas congregações. Como está escrito em 1Co9: 9-10

v.9  Porque na Torah de Moshé está escrito: “Não amordace o boi enquanto ele  pisa os grãos”.
       Se D’us se preocupa com bois,
v.10 tudo mais que Ele o diz é por nossa causa.Sim, isso foi escrito a nosso favor e significa: “o
       que ara e o que debulha devem trabalhar com a esperança de participar da colheita”.

Os líderes de uma congregação e a própria congregação não podem ter visões diferentes. Têm que estarem unidos em uma Kehilá, com um só pensamento “echad”.  E ter o discernimento espiritual para não arar juntamente com o “asno” (jugo desigual) e trazer as sementes que estão estragadas pelos ventos de doutrinas que se infiltram como os minúsculos animais que podem estragar uma vinha completamente. E o inseticida que devemos usar é através da batalha espiritual, com a unção do Espírito Santo.

A mesma interpretação no nível Remez pode ser dada a Dt22:11

 “Não te vestirás com tecidos misturados [Shaatnez] de lã e linho juntamente”

            Qual é o tecido que usamos? É o mesmo? É misturado?

C.       A Torah nos ensina algumas lições nesta Parashá.

    • A dependência total em Adonai

Dt20:1 -  4

v.1 Quando saíres á guerra contra os teus inimigos e vires cavalos e carros, um  povo mais
      numeroso do que tu, não os temerás, porque o Eterno teu D’us,   Aquele que te fez subir da
     terra do Egito está contigo.
v.2 E quando vos aproximardes à luta, o sacerdote se chegará e falará ao povo,
v.3 e lhe dirá: Escuta, ó Israel! Vós estais vos aproximando á guerra contra os vossos
       inimigos; não se amoleça vosso coração, não temais não vos apresseis e não vos
       quebranteis diante deles,
v.4 pois o Eterno, vosso D’us, é O que vai convosco a guerrear por vós contra  os vossos
      inimigos, para vos salvar.

Estaremos sujeitos e subordinados Á ADONAI e obteremos total  vitória em um conflito espiritual.O Líder é quem avança á frente do povo, como representante ungido por Adonai, escolhido por ele. Portanto é ele que decide. (não outros),Combatendo com a oração, tocando as regiões celestiais, impedindo a manifestação dos espíritos das trevas a fim de receber as estratégias para a batalha.Recebendo a estratégia ele trabalha para por em vigor, ordenar e determinar as operações de guerra. Proclamando assim a abertura das hostilidades e avança á frente.

  • O medo é reputado como um grave problema espiritual
              Não confiamos em Adonai como deveríamos
              Em Jz7:4ª,5,6  o exército de Gideão foi reduzido por Adonai  a 300 homens para
              Enfrentar um exercito poderoso (aliados)
               Os que foram enviados para casa eram porque tinham medo
               A vitória é de responsabilidade exclusiva de Adonai.

  • Existem três categorias de Guerras:

        Milchémet Chova (Guerra de Dever): é aquela luta ordenada por Adonai para       conquistar a terra prometida (todos são mobilizados).
        Milchemet Mitzvá (guerra de defesa de território)
        Milchemet Reshut (guerra de expansão e conquista de território)

O nosso primeiro passo é o Milchémet Chova: obedecendo á voz do Eterno de Israel e entra em batalha, depois da nossa purificação, retirando do meio de nós toda a Ietser Hará. Não podemos esperar somente para dia de Yom Kippur.

           Nm10:2-3,9
v.2   Faze para ti duas trombetas de prata – de obra batida as farás – e te   servirão para a
       convocação da congregação e para a partida dos  acampamentos.
v.3 E quando as tocarem, toda a congregação se juntará a ti á porta da tenda da reunião.
v.9 E quando estiverdes em guerra em vossa terra contra o adversário que vos  oprime, tocareis retinindo as trombetas;e sereis recordado diante do Eterno  vosso D’us e sereis salvos dos vossos inimigos.

O profeta Iôel nos mostra sobre esta batalha: Jl2:15-17

v.15  Fazei ressoar o shofar  em Tsión! Proclamei um jejum, convocai uma assembléia solene,
v.16 reuni o povo, chamai a congregação,juntai os anciãos, reuni (até) as crianças e os bebês de peito! Saia o noivo da sua câmara e a noiva do seu aposento!
v.17 Chorem os sacerdotes, os servidores do Eterno, entre o vestíbulo e o altar e o digam: Compadace-Te, Ó Eterno, de Teu povo, para que Tua herança  não se destine ao opróbrio, e que não se assenhoreiem os demais povos. Porque lhes permitirá dizer: Onde está o D’us deles?



E nos versículos 12 -14      O Eterno fala com Seu povo e esclarece o que está acontecendo:

v.12  Ainda assim diz o Eterno: Ainda estais em tempo de vos voltardes para  Mim, de pleno
        coração, com jejuns, pranto e lamentações.
v.13 Rasgai vosso coração em sinceridade, não vossas vestes e voltai-vos ao Eterno, vosso D’us,
        porque Ele outorga a Sua Graça e Sua Compaixão.É tolerante e generoso em misericórdia,
      e se arrepende do mal que ameaça   desencadear.
v.14  Quem sabe se Ele não há de recuar nos seus desígnios e Se arrepender,
       concedendo uma benção e permitindo que uma oferenda e uma libação
      sejam trazidas ao Eterno vosso D’us?

E qual seria o resultado da entrega com a confissão, o arrependimento e a nossa entrega diante do  Todo Poderoso e Misericordioso ADONAI  T’ZVAOT?

            Jl2:18-20
v.18   E O Eterno zeloso de Sua terra , teve piedade do Seu povo,
v.19  E O Eterno respondeu dizendo: Hei de mandar-vos trigo,vinho e o azeite,e
         vos saciareis.  Não fareis mais de vós um opróbrio entre as nações.
v.20 Afastarei de vós o inimigo que vem do norte e arremessá-lo-ei a uma terra
        deserta e desolada. Tendo á sua frente o mar oriental e á sua retaguarda o
       mar ocidental e subirá o seu mau cheiro e se desvanecerá pelas coisas terríveis
       que praticou!



           BARUCH HASHEM



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